Notícias



Visando à prevenção ao câncer de próstata, Dr. Tiago pede apoio ao Programa Novembro Azul




Autor da Lei Municipal nº 4.726, de 19 de novembro de 2013, que instituiu o Programa Novembro Azul de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças cuja incidência é maior entre os homens, o vereador Tiago Bosco de Souza Elias (PC do B), o Dr. Tiago, encaminhou – nesta semana – indicação ao prefeito Fernando Galvão Moura e ao presidente da Câmara, Ângelo Daólio (PSDB), para que tomem as providências sugeridas na lei visando êxito ao programa que estará em sua primeira edição.

Além da iluminação com a cor azul nos prédios públicos, Dr. Tiago quer o empenho da Administração Municipal para a realização de eventos e atividades alusivas ao tema, como palestras, panfletagem, facilitação de exames de rotina, etc.

Novembro Azul é uma importante campanha criada em 2003 na Austrália com o objetivo de conscientizar a sociedade e, principalmente, os homens sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce, sobretudo, do câncer de próstata.

A iniciativa proporciona visibilidade à luta contra o câncer de próstata, principalmente, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce, do acesso eficiente e de qualidade ao tratamento, da diminuição do tempo de espera entre a descoberta da doença e o tratamento e da reabilitação da paciente.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) dão conta que o câncer de próstata é o segundo maior causador de mortes de homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, surgem todos os anos 50 mil novos casos de câncer de próstata que resultam em 12 mil óbitos. Por incrível que pareça o maior vilão nessa realidade não é a doença em si, mas o preconceito e a desinformação, segundo Dr. Tiago.

A Sociedade Brasileira de Urologia aconselha que os homens com idade superior a 45 anos façam uma vez por ano os exames preventivos, que consistem no toque retal e na coleta de sangue para a dosagem do PSA. “Mesmo que possam ser vistos como constrangedores, tais exames não podem ter freio no preconceito, principalmente quando a proteção à vida é que está em jogo”, comentou o vereador.


Publicado em: 22 de outubro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Endividamento de Bebedouro recua 7,6% nos últimos 8 meses

O endividamento da Prefeitura de Bebedouro caiu 7,6% de dezembro de 2024 a 31 de agosto de 2025 e chegou aos R$ 189,8 milhões, conforme números divulgados por técnicos do Departamento de Finanças...



Série de audiências públicas da Prefeitura começa hoje, às 19h

A Câmara de Bebedouro sediará, nesta sexta-feira (26), a partir das 19h, uma audiência pública de prestação de contas.Nesta audiência, técnicos do Departamento Financeiro da Prefeitura (foto) irão...



Câmara premia pessoas e empresas que valorizam a inclusão

Em sessão solene ocorrida na noite desta quinta-feira (25), a Câmara Municipal de Bebedouro celebrou a inclusão dos deficientes premiando pessoas e empresas que têm dado a sua contribuição à causa....



Câmara entrega Prêmio de Eficiência nesta quinta-feira, às 19h

Em sessão solene marcada para esta quinta-feira (25), às 19h, a Câmara Municipal de Bebedouro fará a entrega do Prêmio de Eficiência e Prêmio Empresa Parceira do Deficiente às pessoas e empresas qu...



Vereadores homenageiam Credicitrus por circuito de lazer, cultura e cooperação

A Câmara Municipal de Bebedouro acaba de encaminhar uma Moção de Aplausos à Credicitrus e ao Instituto Credicitrus pela realização do Circuito Credicitrus Aventura Safari, evento que ocorreu na cid...



Vereadores aprovam revogação de lei que concedia uso de áreas no aeroporto municipal

Os vereadores de Bebedouro aprovaram o projeto de lei nº 48/2025, de autoria do prefeito Lucas Seren, que revoga a Lei nº 2234, de 29 de dezembro de 1992. A legislação vigente há mais de três décad...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!