Notícias



Vereadores devem manter proibição a carros de som aos domingos e feriados




Proposta de Chanel foi aprovada por quase todos na audiência pública desta quinta-feira, na Câmara, inclusive por profissionais da áreaUma proposta apresentada pelo presidente da Câmara, vereador José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, e apoiada pela quase unanimidade das pessoas que participaram da audiência pública, nesta quinta-feira (16), no plenário, para debater o projeto de lei complementar nº 04, deste ano, de autoria do prefeito João Batista Bianchini, manterá a proibição à circulação de carros de som aos domingos e feriados.

 

Cerca de 40 pessoas, entre donos de empresas de publicidade volante, moradores e vereadores, participaram da audiência agendada pelo primeiro-secretário do Legislativo, vereador Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, que também não vê nela prejuízos às pessoas que dependem da publicidade sonora nas ruas para trabalhar.

 

A lei que está em vigor proíbe a circulação de carros de som, inclusive de veículos que vendem ovos, gás de cozinha e verduras aos domingos e feriados, mas a proposta enviada à Câmara pelo prefeito - além de liberar a circulação deles nestes dias - também amplia em duas horas o período de trabalho de segunda-feira a sábado, começando às 9 horas e encerrando às 19 horas, e não mais das 10h às 18 horas.

 

A ideia de Chanel é propor uma emenda ao projeto de lei complementar mantendo parcialmente a proposta da Prefeitura, ou seja, permitindo a circulação da publicidade volante das 9 horas às 19 horas, de segunda-feira a sábado, mas mantendo a proibição do trabalho aos domingos e feriados. O presidente da Câmara pretende conversar a respeito da sua proposta com os vereadores que não puderam participar da audiência.

 

O vereador Carlinhos Pica-Pau (PV) também concordou com a proposta de Chanel por acreditar que desta forma fica mais fácil buscar o consenso para o projeto do prefeito. “Eu penso no melhor para todos”, disse o vereador. Sebastiana Camargo (DEM) comentou que a intenção não é proibir as pessoas de trabalharem ou de se divertirem, mas tudo é uma questão de bom-senso. A perturbação do sossego público, de acordo com ela, pode ocorrer a qualquer hora do dia se a pessoa estiver com o som de seu carro, caminhão ou de sua casa muito alto.

 

O Código de Posturas estabelece em 85 decibéis o volume permitido. Acima disto, o infrator fica sujeito a advertência e até a apreensão do equipamento de som pelos fiscais do município e policiais. Responsável pela audiência pública, o vereador Tota lamentou a ausência de representantes da Prefeitura, sobretudo dos fiscais de conduta no debate. Ele acredita que se não houver fiscalização, de nada adiantarão as discussões em torno do tema e novas alterações à lei.

 

O vendedor de ovos nas ruas, conhecido como Velhinho do Ovo, defendeu a liberação dos carros de som aos domingos e feriados, pois é justamente nestes dias que as vendas melhoram e ele consegue um rendimento maior. Para ele, o que falta é uma maior fiscalização contra os que abusam no volume do som, incomodando as pessoas que estão em casa descansando.

 

Outros três profissionais que trabalham com a propaganda volante também deram o mesmo depoimento.  Para o vereador Nelson Sanchez Filho (DEM), a lei existe para ser cumprida por todos. Ele também é contra a liberação dos carros de som aos domingos e feriados.

 


Publicado em: 17 de setembro de 2010

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prazo para indicações de esportistas à Medalha Tio Toninho termina nesta sexta-feira  

  Em atendimento ao Decreto Legislativo nº 608, instituído pela vereadora Eliana Merchan (PP), a Câmara Municipal de Bebedouro recebe até a próxima sexta-feira, dia 25, indicações de esportistas p...



Diploma Professor Nota 10 será entregue nesta sexta-feira

Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 677, de 14 de outubro de 2024, de autoria da Comissão Especial constituída pelos vereadores Gilberto Viana Pereira, Marcelo dos Santos de Oliveira, Eliana B...



Advogados serão condecorados com a Medalha Rui Barbosa em sessão solene, quinta-feira, na Câmara

Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 674, de 2 de setembro de 2024, de autoria da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Bebedouro realizará sessão solene nesta quinta-feira (24), a partir das...



Pauta: Câmara vota hoje projeto que cria o “Refis” para o Imesb

A exemplo do que ocorreu na semana passada com os contribuintes em débito com a Prefeitura, hoje (21) será a vez dos universitários e ex-universitários do Imesb (Instituto Municipal de Ensino Sup...



Medalha São Francisco de Assis - patrono dos animais

Confira fotos da sessão solene ocorrida na noite desta sexta-feira (18), na Câmara de Bebedouro, para a entrega da Medalha São Francisco de Assis a voluntários da causa animal no município....



Câmara entrega hoje Medalha São Francisco a voluntários da causa animal  

  Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 676, de 7 de outubro de 2024, de autoria da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Bebedouro realiza sessão solene hoje (18), a partir das 20h, para a entr...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!