Notícias



População de Andes protesta contra tráfego de caminhões de cana




Moradores do povoado de Andes mostraram força na audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Bebedouro na noite desta segunda-feira (1º), no próprio povoado, em protesto contra o tráfego de caminhões transportando cana-de-açúcar.
 
A audiência foi solicitada em requerimento pelo vereador Paulo Bola (PTB), após as reclamações dos moradores quanto à circulação dos caminhões na Vicinal Fabiano Zacarelli, no trecho que corta o povoado. No evento, após debaterem o assunto e cobrarem providências por parte do Poder Público, foi formada uma comissão para acompanhar o caso.
 
Além dos moradores, a comissão será composta por integrantes da Câmara Municipal, da Prefeitura, dos produtores e das usinas, através dos seus motoristas, os quais manifestaram preocupação com a aplicação irrestrita da lei municipal que proíbe a circulação dos veículos transportando cana e seus derivados no povoado de Andes e nos distritos.
 
Sem estradas rurais em condições adequadas de permitirem o transporte da cana, os motoristas defenderam maior atenção às estradas e a reabertura das que foram fechadas por iniciativas de proprietários rurais ou por força de decisão judicial. O percurso até as rodovias que os levarão às  usinas precisará ser encurtado para que seus trabalhos não sejam prejudicados e a medida seja satisfatória. Eles ainda reclamaram do fato da lei prever punições apenas para os veículos que transportam cana enquanto outros veículos de mesmo porte circulam livremente pelo povoado.
 
Os moradores, além de reclamarem da circulação dos caminhões dentro do povoado, se queixaram ainda do barulho que eles provocam, da sujeira deixada por onde passam, da alta velocidade e dos riscos de acidentes, como atropelamentos e choques de veículos, por exemplo.
 
Uma das propostas que receberam bastante apoio durante a audiência foi a que estabelece a instalação de radares à entrada e saída do povoado até que se encontre uma solução para o tráfego dos treminhões.
 
 
Para o vereador Paulo Bola, que mediou a audiência, a participação maciça dos moradores de Andes serviu para mostrar o descontentamento geral, mas destacou que o objetivo não é prejudicar nem os trabalhadores, que tiram os seus sustentos do transporte da cana, nem as usinas e nem os produtores rurais.
 
De acordo com o vereador, o que se busca é um consenso para que todos saiam satisfeitos, afinal todos precisam trabalhar sem perturbar o sossego público e nem prejudicar a conservação das vias públicas sem que exista qualquer contrapartida.
 
Representando a Prefeitura durante a audiência estiveram o chefe de Gabinete, Paulo Sérgio Garcia Sanchez, e o diretor do Saaeb, Planejamento e Obras, Gilmar Feltrin, que prometeram encaminhar as sugestões ao prefeito Fernando Galvão Moura.
 
A vereadora Sebastiana Tavares (DEM) e os vereadores Engenheiro Nasser (PV) e Mirim Zola (PPS) também participaram das discussões juntamente com o presidente do Sindicato Rural de Bebedouro, José Osvaldo Junqueira Franco, em apoio à mobilização dos moradores.



Publicado em: 01 de setembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Projeto autoriza Saaeb a arrecadar taxa visando contratação de serviços de coleta e destinação do lixo

Aprovada no ano passado na Legislatura anterior, a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, popularmente chamada de Taxa do Lixo, deve começar a ser cobrada a partir de junho deste ano. P...



Câmara de Bebedouro recebe até esta sexta-feira indicações ao título de Trabalhador do Ano

As indicações para o título de Trabalhador do Ano – a honraria mais tradicional do Poder Legislativo - serão recebidas até esta sexta-feira, dia 11 de abril, na Câmara Municipal de Bebedouro. Anual...



Definida a formação da CPI das ambulâncias

Após sorteio e definição entre os membros, a CPI ficou com a seguinte composição: Leo Munhoz (Podemos) como presidente, Otavio Manzi (PL) como relator e Vagner Castro (PP) como membro. A comissão v...



Câmara aprova título de utilidade pública para Casa Esperançar

Os vereadores aprovaram o título de utilidade pública para a Casa Esperançar. A inciativa partiu do vereador Tchelão (SD). Protocolado em janeiro, ele foi o primeiro projeto a tramitar em 2025 e cu...



Direito à creche e à pré-escola em tempo integral será tema de audiência pública dia 15

A Câmara Municipal de Bebedouro irá promover uma audiência pública no próximo dia 15, terça-feira, a partir das 19h, no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido, para debater o direito à creche e à pré-...



Câmara sorteia membros que vão compor a CPI das Ambulâncias

Com a quarta assinatura reunida, a Câmara vai abrir a primeira CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da atual legislatura para investigar os problemas relatados na saúde, em especial a situação d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!