01 de setembro de 2015

População de Andes protesta contra tráfego de caminhões de cana

Moradores do povoado de Andes mostraram força na audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Bebedouro na noite desta segunda-feira (1º), no próprio povoado, em protesto contra o tráfego de caminhões transportando cana-de-açúcar.

A audiência foi solicitada em requerimento pelo vereador Paulo Bola (PTB), após as reclamações dos moradores quanto à circulação dos caminhões na Vicinal Fabiano Zacarelli, no trecho que corta o povoado. No evento, após debaterem o assunto e cobrarem providências por parte do Poder Público, foi formada uma comissão para acompanhar o caso.

Além dos moradores, a comissão será composta por integrantes da Câmara Municipal, da Prefeitura, dos produtores e das usinas, através dos seus motoristas, os quais manifestaram preocupação com a aplicação irrestrita da lei municipal que proíbe a circulação dos veículos transportando cana e seus derivados no povoado de Andes e nos distritos.

Sem estradas rurais em condições adequadas de permitirem o transporte da cana, os motoristas defenderam maior atenção às estradas e a reabertura das que foram fechadas por iniciativas de proprietários rurais ou por força de decisão judicial. O percurso até as rodovias que os levarão às  usinas precisará ser encurtado para que seus trabalhos não sejam prejudicados e a medida seja satisfatória. Eles ainda reclamaram do fato da lei prever punições apenas para os veículos que transportam cana enquanto outros veículos de mesmo porte circulam livremente pelo povoado.

Os moradores, além de reclamarem da circulação dos caminhões dentro do povoado, se queixaram ainda do barulho que eles provocam, da sujeira deixada por onde passam, da alta velocidade e dos riscos de acidentes, como atropelamentos e choques de veículos, por exemplo.

Uma das propostas que receberam bastante apoio durante a audiência foi a que estabelece a instalação de radares à entrada e saída do povoado até que se encontre uma solução para o tráfego dos treminhões.

Para o vereador Paulo Bola, que mediou a audiência, a participação maciça dos moradores de Andes serviu para mostrar o descontentamento geral, mas destacou que o objetivo não é prejudicar nem os trabalhadores, que tiram os seus sustentos do transporte da cana, nem as usinas e nem os produtores rurais.

De acordo com o vereador, o que se busca é um consenso para que todos saiam satisfeitos, afinal todos precisam trabalhar sem perturbar o sossego público e nem prejudicar a conservação das vias públicas sem que exista qualquer contrapartida.

Representando a Prefeitura durante a audiência estiveram o chefe de Gabinete, Paulo Sérgio Garcia Sanchez, e o diretor do Saaeb, Planejamento e Obras, Gilmar Feltrin, que prometeram encaminhar as sugestões ao prefeito Fernando Galvão Moura.

A vereadora Sebastiana Tavares (DEM) e os vereadores Engenheiro Nasser (PV) e Mirim Zola (PPS) também participaram das discussões juntamente com o presidente do Sindicato Rural de Bebedouro, José Osvaldo Junqueira Franco, em apoio à mobilização dos moradores.