Notícias



Palestra sobre gravidez precoce é sucesso no Centro Universitário Unifafibe




Cerca de 230 pessoas acompanharam atentas e também participaram diretamente da audiência pública sobre gravidez precoce promovida pela Câmara Municipal de Bebedouro, no Centro Universitário Unifafibe, na última sexta-feira (15), à tarde.
 
O evento foi uma iniciativa do vereador Tiago Bosco de Souza Elias (PC do B), o Dr. Tiago, e contou com a participação da ex-deputada estadual e integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, Sarah Munhoz, de conselheiros tutelares de Bebedouro, integrantes da Rede Criança, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Ensino, estudantes e agentes comunitários de saúde. Os vereadores Paulo Bola (PTB) e Sebastiana Tavares (DEM) também prestigiaram o evento.
 
No início da audiência, Dr. Tiago apresentou números alarmantes sobre a gravidez de adolescentes em Bebedouro, chegando a mencionar ocorrências com meninas de 12 anos. Os dados mostraram que a cada ano o número de gravidez entre meninas de 12 a 19 anos só tem crescido. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados 45 casos. Se comparados à média nacional, os casos na cidade representam quase o dobro da média.
 
Para a ex-deputada Sarah Munhoz, que foi bastante aplaudida na audiência por sua franqueza e espontaneidade ao tratar do assunto, muitos são os fatores que influenciam nos números e tudo isto passa pela educação familiar, cultural e até religiosa. As consequências de uma gravidez precoce são as piores possíveis na avaliação da especialista e o abandono dos estudos é uma delas. “Não é brincadeira ficar grávida”, afirmou.
 
Sobre a utilização de anticoncepcionais por adolescentes, o  ginecologista Sérgio Viganó foi categórico ao não recomendar o seu uso nesta fase da vida. “Hormônio é um remédio e precisa de prescrição médica e o corpo precisa estar preparado para recebê-lo.”
 
 A implantação urgente de novas políticas públicas para reduzir os casos de gravidez precoce foi a tônica do evento, como a implementação de um sistema de informação, atualização de registros, atenção diferenciada para os adolescentes, maior acessibilidade aos serviços públicos de orientação e programas de educação da sexualidade na comunidade educativa e social.
 
A promoção do acesso ao pré-natal, o acompanhamento psicológico e estrutural durante a gravidez, o planejamento familiar e a capacidade de jovens com expectativa e efetividade do mercado de trabalho e melhoria na expectativa de vida foram outras das medidas destacadas.
 
Para Sebastiana  Tavares (DEM), é preciso conscientizar a todos sobre a importância da paternidade responsável. Na opinião da coordenadora da Rede Criança, Lucimara Lopes, a responsabilidade é de todos e as medidas propostas precisam sair do papel. “O cenário vem carregado de políticas públicas para a criança e adolescente”, comentou. Ela ainda cobrou: “Quando é que elas serão efetivamente colocadas em prática?”.
 
Ao final do debate, que contou com a participação direta de dezenas de adolescentes, Sarah Munhoz fez uma avaliação positiva do evento e cumprimentou a todos pelo interesse. “Vieram para cá e fizeram um exercício de cidadania.”
 
Dr. Tiago, responsável pela audiência pública, destacou a importância de se promover um fórum que dure pelo menos uma semana para discutir e conscientizar ainda mais não só as adolescentes, mas toda a sociedade em relação às suas responsabilidades. Ele agradeceu a todos pela participação.
 


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Padre Leandro da Silva Nandes receberá título de cidadania bebedourense

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de decreto legislativo nº 30/2025, de autoria do vereador Otávio Manzi (PL), que concede o título honorário de cidadão bebedourense ao padre Leandr...



Bebedouro terá Central Virtual para adoção de cães e gatos

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de lei nº 56/2025, de autoria do presidente Pastor Artur Henrique (PL), que cria uma Central Virtual para incentivar a adoção de cães e gatos por m...



Portal da Câmara de Bebedouro conquista Selo Ouro em Transparência

A Câmara Municipal de Bebedouro alcançou a excelência em prestação de contas e acesso à informação, sendo agraciado com o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Com um Ín...



Edgar Cheli retorna à Câmara

Com a saída do vereador Jorge Cardoso (UB) para ocupar a chefia do gabinete na prefeitura e a nomeação do recém-empossado vereador Luciano Rebelatto para Secretaria de Esportes, o próximo correli...



Câmara vota criação da Central Virtual para adoção de cães e gatos

Os vereadores analisam o projeto de lei nº 56/2025 que cria a Central Virtual para adoção de cães e gatos no site oficial e nas redes sociais da prefeitura de Bebedouro. A finalidade é facilitar e...



Vereadores aprovam mudanças nas bolsas de estudos e ampliam descontos no Imesb

Em sessão extraordinária ocorrida na tarde desta sexta-feira (5), os vereadores de Bebedouro aprovaram – por unanimidade – dois projetos de lei do prefeito Lucas Seren que alteram o programa de bol...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!