Notícias



Legislativo aprova equiparação de jornadas na educação




Por unanimidade, os vereadores de Bebedouro aprovaram – nesta segunda-feira (7), durante a penúltima sessão ordinária do ano – o projeto de lei nº 144/2015, de iniciativa do prefeito Fernando Galvão Moura que trata da reorganização do Sistema Municipal de Ensino de Bebedouro, equiparando a carga horária dos três níveis de ensino.

 
A galeria da Câmara esteve lotada por educadores interessados na votação da proposta. Com a mudança, tanto a Educação Infantil (creches) quanto o Ensino Fundamental e o Ensino Médio terão uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas por no mínimo 200 dias de trabalho educacional.
 
No ofício encaminhado pela Secretaria Municipal de Educação aos vereadores - acompanhado de um parecer emitido pelo Fundeb - é destacada a necessidade de se adequar os dias letivos das creches municipais de 220 dias letivos para 200 dias, se igualando, desta forma, aos demais níveis de ensino.
 
A intenção, segundo os integrantes, é adequar a organização do Sistema Público Municipal de Ensino – calendário escolar, alimentação escolar, período de férias de alunos, professores e funcionários – resguardando a isonomia entre os profissionais da educação. Ademais, os recursos federais vindos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) são repassados, anualmente, levando-se em conta uma jornada de 200 dias letivos, nada mais.
 
O projeto de lei aprovado nesta segunda-feira visa manter a legislação municipal de acordo com as novas orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educacional Nacional (LDB), que sofreu vários ajustes desde 2009.
 
De lá pra cá, em Bebedouro, por exemplo, deixou de existir o Departamento Municipal de Educação e foi criada a Secretaria Municipal de Educação, mas a nova terminologia sequer foi alterada.
 
Engenheiro Nasser (PV), autor do pedido que adiou por duas semanas a votação do projeto, destacou a sua relevância, justificando o seu pedido de vistas. “Minha preocupação jamais foi a de prejudicar vocês (profissionais da educação)”, afirmou o vereador.
 
Mirim Zola (PPS) ao enfatizar reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira, na Câmara, com a direção da Secretaria Municipal de  Educação, divulgou pareceres favoráveis ao projeto quanto à sua legalidade. Para a vereadora Sebastiana Tavares (DEM), estas adequações à lei municipal representam uma vitória dos profissionais da educação.
 
Já Fernando Piffer (PSDB) aproveitou para antecipar seu voto favorável ao projeto de lei do Poder Executivo, a exemplo de Chanel (SD) e Ângelo Daólio (PSDB).

 

 

 

 

 

 

 


Publicado em: 08 de dezembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova convocação do diretor de Meio Ambiente para esclarecer “Taxa do Lixo” e coleta

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou requerimento do vereador Prof. Dr. Gandini (PT) solicitando a convocação do diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente e responsável técnico do Saaeb...



Confira como ficaram as votações na Câmara nesta segunda-feira

Durante a 30ª sessão ordinária ocorrida na Câmara Municipal de Bebedouro, nesta segunda-feira (13), os vereadores aprovaram o requerimento apresentado pelo vereador Prof. Dr. Gandini (PT) solicitan...



Legislativo homenageia professores nesta quarta-feira com Diploma Professor Nota 10

A Câmara Municipal de Bebedouro promove sessão solene nesta quarta-feira (15), a partir das 19h, para a entrega do Diploma Professor Nota 10 João Batista Giglio Villela à professora Ana Sílvia Berg...



Câmara de Bebedouro vota três requerimentos em sessão ordinária nesta segunda-feira

Sem projetos legislativos na pauta, a Câmara Municipal de Bebedouro realiza nesta segunda-feira (13) sua 30ª sessão ordinária do ano, marcada para as 18h. Na ordem do dia, os vereadores irão discut...



Sessão tem 3 requerimentos rejeitados e um retirado

Durante a 29ª sessão ordinária do ano, ocorrida nesta segunda-feira (6), os vereadores de Bebedouro rejeitaram três dos quatro requerimentos que estavam na ordem do dia. O quarto requerimento, de a...



Pauta: Câmara vota quatro requerimentos hoje durante a 29ª sessão

Durante a 29ª sessão ordinária do ano, que acontece hoje (6) – a partir das 18h – os vereadores de Bebedouro votarão quatro requerimentos, sendo dois de autoria do vereador Prof. Dr. Gandini (PT),...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!