Notícias



Despesas na saúde chegam a 28,98%




Para o diretor do DMS, Waldemar Moreira de Castro Jr., vários fatores têm levado a despesas cada vez maioresA Prefeitura de Bebedouro tem destinado quase 30% do orçamento do município com despesas na área da saúde, superando em 15% o limite mínimo de gastos estabelecido pela legislação.
 
Somente no Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira são atendidos, em média, 15 pacientes por hora quando o ideal seriam quatro pacientes. O consumo de medicamentos também impressiona e vai desde os mais baratos até os mais caros, que na maioria das vezes, só são fornecidos pelo município sob decisão judicial.
 
Pra piorar o quadro, a FURP (Fundação para o Remédio Popular), laboratório farmacêutico vinculado à Secretaria Estadual da Saúde e que é responsável pela produção e distribuição de medicamentos aos municípios, não tem atendido a demanda satisfatoriamente e nem os prazos.
 
Os números foram divulgados pelo atual diretor do Departamento Municipal de Saúde Bebedouro (DMS), Waldemar Moreira de Castro Jr., e pelo assistente financeiro da Prefeitura, Pedro Belarmino Silva, durante audiência pública ocorrida nesta terça-feira (25), na Câmara Municipal.
 
Apesar das despesas crescentes, a demora para pagamento dos fornecedores na saúde tem sido de cerca de um ano e ainda há dúvidas quanto à regularidade no pagamento dos médicos. De acordo com o diretor do DMS, os valores têm sido repassados à Organização Social (OS) contratada pela Prefeitura para atuar no hospital municipal, a partir daí a responsabilidade pelo pagamento dos médicos é toda da OS e não do município.
 
A falta de consciência dos usuários do hospital municipal também tem incomodado a direção, pois ao ignorarem o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), eles acabam sobrecarregando o hospital. Não obstante as deficiências no setor, Waldemar Moreira de Castro Jr. avalia que a população de Bebedouro e da região tem tido um atendimento de qualidade.
 
A dívida da saúde, hoje, é de R$ 2,7 milhões. O valor engloba despesas dos últimos cinco anos. A falta de materiais básicos também foi abordada e Waldemar informou que há uma licitação em andamento para sanar o problema.
 
A audiência desta terça-feira contou com a participação da vereadora Sebastiana Camargo (DEM), membros do Conselho de Saúde e funcionários do hospital municipal, num total de cerca de 20 pessoas.

   


Publicado em: 26 de setembro de 2012

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prazo para indicações de esportistas à Medalha Tio Toninho termina nesta sexta-feira  

  Em atendimento ao Decreto Legislativo nº 608, instituído pela vereadora Eliana Merchan (PP), a Câmara Municipal de Bebedouro recebe até a próxima sexta-feira, dia 25, indicações de esportistas p...



Diploma Professor Nota 10 será entregue nesta sexta-feira

Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 677, de 14 de outubro de 2024, de autoria da Comissão Especial constituída pelos vereadores Gilberto Viana Pereira, Marcelo dos Santos de Oliveira, Eliana B...



Advogados serão condecorados com a Medalha Rui Barbosa em sessão solene, quinta-feira, na Câmara

Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 674, de 2 de setembro de 2024, de autoria da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Bebedouro realizará sessão solene nesta quinta-feira (24), a partir das...



Pauta: Câmara vota hoje projeto que cria o “Refis” para o Imesb

A exemplo do que ocorreu na semana passada com os contribuintes em débito com a Prefeitura, hoje (21) será a vez dos universitários e ex-universitários do Imesb (Instituto Municipal de Ensino Sup...



Medalha São Francisco de Assis - patrono dos animais

Confira fotos da sessão solene ocorrida na noite desta sexta-feira (18), na Câmara de Bebedouro, para a entrega da Medalha São Francisco de Assis a voluntários da causa animal no município....



Câmara entrega hoje Medalha São Francisco a voluntários da causa animal  

  Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 676, de 7 de outubro de 2024, de autoria da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Bebedouro realiza sessão solene hoje (18), a partir das 20h, para a entr...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!