Notícias



Curso para mototaxistas e motofretistas pode ser prorrogado e grátis




Representantes de Bebedouro estiveram no Senat, em Ribeirão Preto, nesta segunda-feiraOs mototaxistas e motofretistas de Bebedouro que ainda não participaram do curso obrigatório para exercício da função, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), podem ganhar mais alguns dias de prazo e ainda participarem gratuitamente deles. Dos cerca de mais de 300 mototaxistas e motofretistas que atuam na cidade, apenas 58 já providenciaram a documentação para participação no curso, que é requisito essencial para a expedição da autorização para continuar atuando.
 
A possibilidade de prorrogação e gratuidade do curso foi discutida nesta segunda-feira (16), pelo diretor do Departamento Municipal de Tráfego, Donizete Eugênio Lodo, e pelos vereadores Antonio Sampaio (PTC), Sebastiana Camargo (DEM) e Mestre Rodrigo da Silva (PTB), durante audiência no Senat (Serviço Nacional de Aprendizem do Transporte), em Ribeirão Preto, onde o curso está sendo promovido.
 
A delegação bebedourense, que também esteve acompanhada pela mototaxista Adriana Casemiro, e pelo assistente do Departamento de Tráfego, Ricardo Guessi, irá abordar, ainda nesta semana, o assunto com os procuradores do município para confirmar a notícia. O prazo inicialmente estipulado vence no dia 4 de agosto.
 
De acordo com a coordenadora de ensino e desenvolvimento profissional do Senat, Inês Aparecida Artal, dificilmente o prazo será prorrogado, mas não está descartada a hipótese em virtude da discreta adesão dos profissionais. Na sua opinião, apenas uma decisão do Contran e do Detran poderá alterar o calendário.
 
 
A proposta é vista com bons olhos pelos vereadores e pela direção do Departamento de Tráfego, mas precisa ser cuidadosamente analisada juridicamente para que não haja qualquer conflito com a Resolução  nº 350, de 2010, do Contran.
 
Quanto à oferta gratuita do curso, Inês Artal explicou que os lotes grátis já foram preenchidos (foram cerca de mil profissionais atendidos) e que não há mais vagas, porém o Governo do Estado espera anunciar nos próximos dias, através do Departamento de Trânsito (Detran-SP), a liberação de novos recursos para a medida. O curso custa, hoje, R$ 160,00 para cada inscrito.
 
Enquanto a notícia não se confirma, a orientação é de que os mototaxistas e motofretistas da região procurem – com urgência - o Senat em Ribeirão Preto, que fica no km 319, da Rodovia Anhanguera, para se informarem quanto à documentação exigida e aos prazos para não serem surpreendidos.
 
Eles também podem se informar através do telefone (16) 3797-6600. Durante o encontro com representantes de Bebedouro, se aventou a possibilidade do curso ser realizado também na cidade para facilitar o deslocamento dos mototaxistas e motofretistas. Segundo a coordenadora do Senat, em toda a região são mais de 2 mil pessoas atuando na área e 20 mil em todo o Estado de São Paulo, mas a procura pelo curso ainda não é satisfatória. “A procura, no momento, foi muito discreta”, avalia Inês Artal.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Endividamento de Bebedouro recua 7,6% nos últimos 8 meses

O endividamento da Prefeitura de Bebedouro caiu 7,6% de dezembro de 2024 a 31 de agosto de 2025 e chegou aos R$ 189,8 milhões, conforme números divulgados por técnicos do Departamento de Finanças...



Série de audiências públicas da Prefeitura começa hoje, às 19h

A Câmara de Bebedouro sediará, nesta sexta-feira (26), a partir das 19h, uma audiência pública de prestação de contas.Nesta audiência, técnicos do Departamento Financeiro da Prefeitura (foto) irão...



Câmara premia pessoas e empresas que valorizam a inclusão

Em sessão solene ocorrida na noite desta quinta-feira (25), a Câmara Municipal de Bebedouro celebrou a inclusão dos deficientes premiando pessoas e empresas que têm dado a sua contribuição à causa....



Câmara entrega Prêmio de Eficiência nesta quinta-feira, às 19h

Em sessão solene marcada para esta quinta-feira (25), às 19h, a Câmara Municipal de Bebedouro fará a entrega do Prêmio de Eficiência e Prêmio Empresa Parceira do Deficiente às pessoas e empresas qu...



Vereadores homenageiam Credicitrus por circuito de lazer, cultura e cooperação

A Câmara Municipal de Bebedouro acaba de encaminhar uma Moção de Aplausos à Credicitrus e ao Instituto Credicitrus pela realização do Circuito Credicitrus Aventura Safari, evento que ocorreu na cid...



Vereadores aprovam revogação de lei que concedia uso de áreas no aeroporto municipal

Os vereadores de Bebedouro aprovaram o projeto de lei nº 48/2025, de autoria do prefeito Lucas Seren, que revoga a Lei nº 2234, de 29 de dezembro de 1992. A legislação vigente há mais de três décad...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!