17 de julho de 2012

Curso para mototaxistas e motofretistas pode ser prorrogado e grátis

Representantes de Bebedouro estiveram no Senat, em Ribeirão Preto, nesta segunda-feiraOs mototaxistas e motofretistas de Bebedouro que ainda não participaram do curso obrigatório para exercício da função, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), podem ganhar mais alguns dias de prazo e ainda participarem gratuitamente deles. Dos cerca de mais de 300 mototaxistas e motofretistas que atuam na cidade, apenas 58 já providenciaram a documentação para participação no curso, que é requisito essencial para a expedição da autorização para continuar atuando.

A possibilidade de prorrogação e gratuidade do curso foi discutida nesta segunda-feira (16), pelo diretor do Departamento Municipal de Tráfego, Donizete Eugênio Lodo, e pelos vereadores Antonio Sampaio (PTC), Sebastiana Camargo (DEM) e Mestre Rodrigo da Silva (PTB), durante audiência no Senat (Serviço Nacional de Aprendizem do Transporte), em Ribeirão Preto, onde o curso está sendo promovido.

A delegação bebedourense, que também esteve acompanhada pela mototaxista Adriana Casemiro, e pelo assistente do Departamento de Tráfego, Ricardo Guessi, irá abordar, ainda nesta semana, o assunto com os procuradores do município para confirmar a notícia. O prazo inicialmente estipulado vence no dia 4 de agosto.

De acordo com a coordenadora de ensino e desenvolvimento profissional do Senat, Inês Aparecida Artal, dificilmente o prazo será prorrogado, mas não está descartada a hipótese em virtude da discreta adesão dos profissionais. Na sua opinião, apenas uma decisão do Contran e do Detran poderá alterar o calendário.

A proposta é vista com bons olhos pelos vereadores e pela direção do Departamento de Tráfego, mas precisa ser cuidadosamente analisada juridicamente para que não haja qualquer conflito com a Resolução  nº 350, de 2010, do Contran.

Quanto à oferta gratuita do curso, Inês Artal explicou que os lotes grátis já foram preenchidos (foram cerca de mil profissionais atendidos) e que não há mais vagas, porém o Governo do Estado espera anunciar nos próximos dias, através do Departamento de Trânsito (Detran-SP), a liberação de novos recursos para a medida. O curso custa, hoje, R$ 160,00 para cada inscrito.

Enquanto a notícia não se confirma, a orientação é de que os mototaxistas e motofretistas da região procurem – com urgência - o Senat em Ribeirão Preto, que fica no km 319, da Rodovia Anhanguera, para se informarem quanto à documentação exigida e aos prazos para não serem surpreendidos.

Eles também podem se informar através do telefone (16) 3797-6600. Durante o encontro com representantes de Bebedouro, se aventou a possibilidade do curso ser realizado também na cidade para facilitar o deslocamento dos mototaxistas e motofretistas. Segundo a coordenadora do Senat, em toda a região são mais de 2 mil pessoas atuando na área e 20 mil em todo o Estado de São Paulo, mas a procura pelo curso ainda não é satisfatória. “A procura, no momento, foi muito discreta”, avalia Inês Artal.