Notícias



Chanel acompanha prefeito e Feltrin em visitas a estações de tratamento de esgoto




O vereador José Baptista de Carvalho Neto (SD), o Chanel, principal articulador do trabalho que levou Bebedouro a ser contemplado com uma verba federal de R$ 20 milhões para o tratamento de esgoto no município, esteve visitando estações-modelo nas cidades de Piracicaba e Nova Odessa, na região de Campinas, na semana passada.

Acompanhado do prefeito Fernando Galvão Moura, do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaeb), Gilmar Feltrin, do engenheiro Wagner Silveira, e de Roberto Spiller (Saaeb), Chanel conheceu sistemas de construção e operação que poderão ser adotados por Bebedouro durante a execução das obras da nova estação de tratamento de esgoto da cidade.

Apesar de estarem previstas novas visitas técnicas a outras estações em regiões diferentes, a expectativa quanto ao sistema que conheceram é bastante positiva e deve ser este que será adotado, pois é caracterizado por economias em sua construção e, principalmente, em sua operação. Estas visitas, segundo Chanel, ajudarão o Saaeb - juntamente com a empresa vencedora da licitação para assessorar a autarquia - em suas decisões relativas à construção da nova estação de tratamento local.

“Estamos buscando novas tecnologias para que tenhamos um gasto menor de energia, um gasto menor de recursos humanos e de produtos químicos”, justificou o diretor do Saaeb. Para ele, o baixo custo operacional, o fato de não produzir odor e a utilização de uma pequena área para seu pleno funcionamento são as grandes vantagens, pois requerem uma infraestrutura infinitamente menor. “É o mesmo princípio de funcionamento do nosso projeto, com um diferença: nosso projeto anterior tem um tanque digestor anaeróbico e um tanque de eração”, explicou Feltrin. “O que conhecemos na semana passada não tem. Tudo já é acoplado.”

Outra vantagem do sistema adotado nos municípios de Piracicaba e Nova Odessa é de que ele suporta cargas de resíduos industriais e domiciliares, possibilitando a atração de novos investimentos para a cidade.

Chanel destaca ainda que numa eventual necessidade de ampliação do serviço de tratamento de esgoto, não será necessário grande investimento, pois o modelo permite a construção de módulos na ampliação da estação sem grandes investimentos ou buscas por novas áreas.

A Prefeitura de Bebedouro dispõe hoje de uma área de 4 alqueires para o projeto, ou seja, espaço não será problema e ela pretende aproveitar parte da área para a implantação de projetos ambientais voltados aos estudantes.

“Isto vem de encontro à filosofia que temos trabalhado em Bebedouro, com investimentos na região do lago, plantio de árvores e outras medidas adotadas pela Prefeitura valorizando ao bem-estar do bebedourense”, completou Feltrin.

Nesta semana, novamente em reunião na Caixa Econômica Federal (CEF) serão apresentados todos os projetos para se avaliar a melhor alternativa antes da licitação que definirá a empresa que ficará responsável pelas obras.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova convocação do diretor de Meio Ambiente para esclarecer “Taxa do Lixo” e coleta

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou requerimento do vereador Prof. Dr. Gandini (PT) solicitando a convocação do diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente e responsável técnico do Saaeb...



Confira como ficaram as votações na Câmara nesta segunda-feira

Durante a 30ª sessão ordinária ocorrida na Câmara Municipal de Bebedouro, nesta segunda-feira (13), os vereadores aprovaram o requerimento apresentado pelo vereador Prof. Dr. Gandini (PT) solicitan...



Legislativo homenageia professores nesta quarta-feira com Diploma Professor Nota 10

A Câmara Municipal de Bebedouro promove sessão solene nesta quarta-feira (15), a partir das 19h, para a entrega do Diploma Professor Nota 10 João Batista Giglio Villela à professora Ana Sílvia Berg...



Câmara de Bebedouro vota três requerimentos em sessão ordinária nesta segunda-feira

Sem projetos legislativos na pauta, a Câmara Municipal de Bebedouro realiza nesta segunda-feira (13) sua 30ª sessão ordinária do ano, marcada para as 18h. Na ordem do dia, os vereadores irão discut...



Sessão tem 3 requerimentos rejeitados e um retirado

Durante a 29ª sessão ordinária do ano, ocorrida nesta segunda-feira (6), os vereadores de Bebedouro rejeitaram três dos quatro requerimentos que estavam na ordem do dia. O quarto requerimento, de a...



Pauta: Câmara vota quatro requerimentos hoje durante a 29ª sessão

Durante a 29ª sessão ordinária do ano, que acontece hoje (6) – a partir das 18h – os vereadores de Bebedouro votarão quatro requerimentos, sendo dois de autoria do vereador Prof. Dr. Gandini (PT),...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!