16 de maio de 2016

Chanel acompanha prefeito e Feltrin em visitas a estações de tratamento de esgoto

O vereador José Baptista de Carvalho Neto (SD), o Chanel, principal articulador do trabalho que levou Bebedouro a ser contemplado com uma verba federal de R$ 20 milhões para o tratamento de esgoto no município, esteve visitando estações-modelo nas cidades de Piracicaba e Nova Odessa, na região de Campinas, na semana passada.

Acompanhado do prefeito Fernando Galvão Moura, do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaeb), Gilmar Feltrin, do engenheiro Wagner Silveira, e de Roberto Spiller (Saaeb), Chanel conheceu sistemas de construção e operação que poderão ser adotados por Bebedouro durante a execução das obras da nova estação de tratamento de esgoto da cidade.

Apesar de estarem previstas novas visitas técnicas a outras estações em regiões diferentes, a expectativa quanto ao sistema que conheceram é bastante positiva e deve ser este que será adotado, pois é caracterizado por economias em sua construção e, principalmente, em sua operação. Estas visitas, segundo Chanel, ajudarão o Saaeb - juntamente com a empresa vencedora da licitação para assessorar a autarquia - em suas decisões relativas à construção da nova estação de tratamento local.

“Estamos buscando novas tecnologias para que tenhamos um gasto menor de energia, um gasto menor de recursos humanos e de produtos químicos”, justificou o diretor do Saaeb. Para ele, o baixo custo operacional, o fato de não produzir odor e a utilização de uma pequena área para seu pleno funcionamento são as grandes vantagens, pois requerem uma infraestrutura infinitamente menor. “É o mesmo princípio de funcionamento do nosso projeto, com um diferença: nosso projeto anterior tem um tanque digestor anaeróbico e um tanque de eração”, explicou Feltrin. “O que conhecemos na semana passada não tem. Tudo já é acoplado.”

Outra vantagem do sistema adotado nos municípios de Piracicaba e Nova Odessa é de que ele suporta cargas de resíduos industriais e domiciliares, possibilitando a atração de novos investimentos para a cidade.

Chanel destaca ainda que numa eventual necessidade de ampliação do serviço de tratamento de esgoto, não será necessário grande investimento, pois o modelo permite a construção de módulos na ampliação da estação sem grandes investimentos ou buscas por novas áreas.

A Prefeitura de Bebedouro dispõe hoje de uma área de 4 alqueires para o projeto, ou seja, espaço não será problema e ela pretende aproveitar parte da área para a implantação de projetos ambientais voltados aos estudantes.

“Isto vem de encontro à filosofia que temos trabalhado em Bebedouro, com investimentos na região do lago, plantio de árvores e outras medidas adotadas pela Prefeitura valorizando ao bem-estar do bebedourense”, completou Feltrin.

Nesta semana, novamente em reunião na Caixa Econômica Federal (CEF) serão apresentados todos os projetos para se avaliar a melhor alternativa antes da licitação que definirá a empresa que ficará responsável pelas obras.