A audiência pública que discutiu a violência nas escolas públicas reuniu diversas entidades na Câmara e promoveu um amplo debate sobre o assunto. Professores, alunos, estudantes de pedagogia, vereadores e autoridades debateram o tema. O vereador Freitas que requereu a audiência fez uma apresentação com dados da APEOESP.
Em sua fala, o petista mostrou que o houve um aumento de mais de 100% na quantidade de roubos, agressões e brigas entre alunos registrados nas escolas estaduais. Ele ainda discorreu que as escolas de periferia são mais violentas que as de bairro e apontou que as escolas não possuem projetos contra a violência.
Representando a APEOESP, o professor e coordenador Paulo Cesar dos Santos Alves disse que escola perdeu a função de formar pessoas para fazer a diferença na sociedade e fez duras críticas ao governo. “A educação passa por um momento único, um descaso do governo. A escola virou um caldeirão, um barril de pólvora. Estão esperando alguém acender o pavio e explodir. E quem sofre são os alunos e professores”, finalizou o professor.
Já o professor Jorge Cardoso, também representando a APEOESP apontou problemas como salas superlotadas, sem ventilação. Disse ainda que as salas lembram presídios e que os alunos ficam presos.
Também esteve presente o delegado da DIG, Dr. Carlos Lopes Martins. O delegado afirmou que a omissão ainda é grande e que muitos crimes ocorridos na escola não são relatados. Já o capitão da Polícia Militar, Flávio Mira D’arbo atentou ao fato que tanto as cadeias e no caso de São Paulo, a Fundação Casa estão lotadas, além de hoje os policiais serem reféns da lei.
A diretora do Departamento Municipal de Educação e Cultura, Ana Silvia Bergantini Miguel apelou para que não desistam da educação. E que mesmo a escola tenha perdido a identidade, a educação é a única forma de mudar o país.
O público presente também participou com colaborações e sugestões. Entre os presentes esteve o ex-prefeito Davi Perez Aguiar. Ele defendeu a promoção de cultura no município, como cinemas, teatros, músicas.
A falta de representantes do Ministério Públicos, dos conselheiros tutelares e de membros do CONSEG (Conselho de Segurança) foi mencionada pelo vereador do PV, Engenheiro Nasser.
Ao finalizar a audiência o vereador Freitas (PT) propôs a criação de uma comissão para tratar da educação. Estiveram também presentes na reunião os vereadores democratas Sebastiana Camargo e Beto Mazzeu, o presidente da Câmara Angelo Daolio (PSDB), o vereador do PTB Paulo Bola e o Engenheiro Nasser (PV).
A audiência foi gravada e pode ser conferida na íntegra no portal da Câmara: www.camarabebedouro.sp.gov.br
Publicado em: 22 de maio de 2013
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em sessão extraordinária ocorrida na tarde desta sexta-feira (5), os vereadores de Bebedouro aprovaram – por unanimidade – dois projetos de lei do prefeito Lucas Seren que alteram o programa de bol...
O projeto de decreto legislativo nº 21/2025, apresentado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Bebedouro, que buscava aprovar as contas do exercício de 2019 da gestão do então prefeito...
O professor Luciano Rebelatto (União Brasil), 53 anos, tomou posse nesta sexta-feira (5) como vereador de Bebedouro. Primeiro suplente da legenda nas eleições municipais de 2024, ele ocupa a cadeir...
Marcada para esta sexta-feira (5), às 15h45, a sessão extra que avaliará dois projetos que trazem benefícios diretos aos estudantes da Faculdade Municipal de Bebedouro. O projeto de lei 67/2025 g...
Convidado pelo prefeito Lucas Seren para assumir a chefia de Gabinete na Prefeitura, o vereador Jorge Cardoso (União Brasil), a partir desta terça-feira (2), se licencia da Câmara após dois mandato...
Numa sessão ocorrida exclusivamente para a discussão e votação da peça orçamentária para o próximo ano, os vereadores de Bebedouro aprovaram nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o Orçamento do mu...