Notícias



Aprovada adequação das funções de procurador na Câmara




O Plenário da Câmara aprovou nesta segunda-feira (17), em sessão ordinária, o projeto de resolução nº 09/2015, de autoria da Mesa Diretora, que adequa as funções de procurador no âmbito do Poder Legislativo. 

Na discussão, o vereador Luiz Carlos de Freitas (PT) informou que a proposta segue orientação da Promotoria Pública, que entende que o cargo de procurador do Legislativo deve ser ocupado por um servidor efetivo, aprovado em concurso público. A ele caberia a defesa do Legislativo em eventuais ações judiciais, por exemplo, o que hoje tem sido feito por servidor comissionado, com formação em direito.
 
Também passa a ser função do procurador da Câmara o exercício da advocacia pública, representando judicial e extrajudicialmente a Câmara Municipal de Bebedouro, propondo ou contestando ações, solicitando providências junto ao Poder Judiciário ou Ministério Público, avaliando provas documentais e orais, realizando quaisquer audiências, atuando inclusive em mediação extrajudicial de interesse da Edilidade. 

Ficam excluídas das funções do cargo de assistente jurídico legislativo àquelas relativas à defesa e representação judicial e extrajudicial dos interesses da Câmara Municipal de Bebedouro, à defesa e representação da Câmara Municipal de Bebedouro perante o Tribunal de Contas, Ministério Público e quaisquer órgãos ou setores da esfera governamental, bem como as atribuições que envolvam a advocacia pública da Câmara Municipal de Bebedouro. 

Ao cargo, ficam reservadas as atribuições de assessoramento superior, que exijam a confiança da Presidência da Câmara Municipal de Bebedouro nos temas de caráter político, legislativo e administrativo. 

Segundo Freitas, a criação das funções põe fim à polêmica das atribuições e ainda traz economia à Câmara. O vereador Engenheiro Nasser (PV) reforçou que a determinação partiu do Ministério Público e que tem o seu apoio também, embora tenha sido o último a assinar o projeto de resolução já que buscava mais informações. 

Fernando Piffer (PSDB) destacou que houve apenas uma adequação à legislação. Não há, segundo ele, que se falar em qualquer tipo de despesas para o Poder Legislativo nem pra mais nem para menos.

SEM VOTAÇÃO

Não entrou em votação nesta sessão o projeto de lei nº 95/2015 que trata da abertura de um crédito especial no valor de R$ 239,4 mil para ser destinado à construção de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Maria Fernanda Lopes Piffer, que fica no Residencial Antonia Santaella, na zona leste da cidade. 

O projeto, cuja verba vem do Ministério da Educação e Cultura (MEC) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é de autoria do prefeito Fernando Galvão Moura. 

Também não foi votado nesta segunda-feira o projeto nº 94, de autoria do Poder Executivo, que abre um crédito suplementar de R$ 280 mil para investimentos na infraestrutura de tecnologia de informação na área da saúde, objetivando integrar todos os dados relativos ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ao atendimento hospitalar.

Requerimentos 

Fechando a pauta, o Plenário aprovou três requerimentos de autoria dos vereadores Beto Mazzeu (DEM), Engenheiro Nasser (PV), Paulo Bola (PTB) e Luiz Carlos de Freitas (PT), com questionamentos a respeito da aplicação de recursos na iluminação pública da cidade, cargos comissionados na Administração Municipal e andamento das obras na Rodovia Armando Sales Oliveira.


Publicado em: 17 de agosto de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Projeto autoriza Saaeb a arrecadar taxa visando contratação de serviços de coleta e destinação do lixo

Aprovada no ano passado na Legislatura anterior, a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, popularmente chamada de Taxa do Lixo, deve começar a ser cobrada a partir de junho deste ano. P...



Câmara de Bebedouro recebe até esta sexta-feira indicações ao título de Trabalhador do Ano

As indicações para o título de Trabalhador do Ano – a honraria mais tradicional do Poder Legislativo - serão recebidas até esta sexta-feira, dia 11 de abril, na Câmara Municipal de Bebedouro. Anual...



Definida a formação da CPI das ambulâncias

Após sorteio e definição entre os membros, a CPI ficou com a seguinte composição: Leo Munhoz (Podemos) como presidente, Otavio Manzi (PL) como relator e Vagner Castro (PP) como membro. A comissão v...



Câmara aprova título de utilidade pública para Casa Esperançar

Os vereadores aprovaram o título de utilidade pública para a Casa Esperançar. A inciativa partiu do vereador Tchelão (SD). Protocolado em janeiro, ele foi o primeiro projeto a tramitar em 2025 e cu...



Direito à creche e à pré-escola em tempo integral será tema de audiência pública dia 15

A Câmara Municipal de Bebedouro irá promover uma audiência pública no próximo dia 15, terça-feira, a partir das 19h, no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido, para debater o direito à creche e à pré-...



Câmara sorteia membros que vão compor a CPI das Ambulâncias

Com a quarta assinatura reunida, a Câmara vai abrir a primeira CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da atual legislatura para investigar os problemas relatados na saúde, em especial a situação d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!