Notícias



Após 7 anos prefeito veta projeto de vereador




Uma situação praticamente rara na Câmara de Bebedouro. E um feito inédito da administração Fernando Galvão (DEM). Pela primeira vez o chefe do Executivo vetou um autógrafo de lei de um vereador. O veto é referente à proposta do Engenheiro Nasser (PV) que obrigava a divulgação de listagens de pacientes que aguardam consultas com especialistas, exames e cirurgias.

 

 A última vez que um prefeito vetou um projeto da edilidade foi no ano de 2007 quando o então prefeito Hélio Bastos vetou duas propostas do vereador Rubens Marcondes de Oliveira. Em 2013 e em outros anos foram vetadas apenas emendas de vereadores.  E em 2011 o prefeito João Batista Bianchini vetou um projeto que ele mesmo havia sido o autor.

 

De acordo com o projeto, todos os pacientes da rede pública que aguardam consultas, exames ou cirurgias seriam cadastrados no site da prefeitura. A lista deveria conter a data de solicitação, o aviso do tempo previsto para atendimento, relação dos inscritos habilitados e a relação dos que já foram atendidos. Para preservar a privacidade do usuário, no lugar do nome seria posto o número do cartão nacional de saúde.

 

Em sua justificativa, o prefeito Fernando Galvão alegou que a elaboração da listagem demandaria uma rede totalmente informatizada, “software” e pessoal treinado para administrar e gerir tais listas; o que no momento impossibilitaria o atendimento da solicitação.  O democrata aproveitou também para listar outros investimentos na saúde como justificativa para o veto.

 

Nasser recordou o caso de Ribeirão Preto. Em 2013, os vereadores ribeirão-pretanos aprovaram projeto semelhante que posteriormente foi vetado pela prefeita Darcy Vera. A Câmara derrubou o veto e a prefeitura entrou com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade). A sentença, porém, pela improcedência da ADIN foi unânime – 23 juízes e um relator do Tribunal de Justiça de São Paulo assinaram o acórdão.

 

De acordo com o regimento da Câmara, o veto entrará na pauta da ordem do dia e os vereadores vão decidir se acatam ou rejeitam o veto do prefeito. Caso o veto seja rejeitado, cabe ao presidente da casa legislativa, vereador Beto Mazzeu (DEM) promulgar a lei.

 

O autor do projeto, Engenheiro Nasser (PV) recebeu o veto com surpresa, uma vez que em campanha o prefeito prometia recuperar a credibilidade da administração municipal por meio da transparência dos atos do Executivo. "A atitude dele mostra que está em desacordo com a população", conclui o edil.


Publicado em: 10 de fevereiro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Secretaria de Saúde de Bebedouro apresenta prestação de contas em audiência pública na Câmara nesta terça

Nesta terça-feira (30), às 19h, a Secretaria Municipal de Saúde de Bebedouro realizará uma audiência pública na Câmara Municipal para apresentar a prestação de contas referente ao segundo quadrimes...



Sem sessão nesta segunda-feira

Em virtude desta segunda-feira (29) ser a quinta segunda-feira do mês, não haverá sessão, conforme estabelece o Regimento Interno da Câmara de Bebedouro em seu Artigo 191. As sessões ordinárias na...



Endividamento de Bebedouro recua 7,6% nos últimos 8 meses

O endividamento da Prefeitura de Bebedouro caiu 7,6% de dezembro de 2024 a 31 de agosto de 2025 e chegou aos R$ 189,8 milhões, conforme números divulgados por técnicos do Departamento de Finanças...



Série de audiências públicas da Prefeitura começa hoje, às 19h

A Câmara de Bebedouro sediará, nesta sexta-feira (26), a partir das 19h, uma audiência pública de prestação de contas.Nesta audiência, técnicos do Departamento Financeiro da Prefeitura (foto) irão...



Câmara premia pessoas e empresas que valorizam a inclusão

Em sessão solene ocorrida na noite desta quinta-feira (25), a Câmara Municipal de Bebedouro celebrou a inclusão dos deficientes premiando pessoas e empresas que têm dado a sua contribuição à causa....



Câmara entrega Prêmio de Eficiência nesta quinta-feira, às 19h

Em sessão solene marcada para esta quinta-feira (25), às 19h, a Câmara Municipal de Bebedouro fará a entrega do Prêmio de Eficiência e Prêmio Empresa Parceira do Deficiente às pessoas e empresas qu...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!