Notícias



Vereadores aprovam projeto que proíbe guarda de animais por condenados por maus-tratos



Publicado por: Nilton Santos


A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou, em sessão extraordinária realizada na última quarta-feira, projeto de lei que estabelece a proibição da guarda, posse ou tutela de animais por pessoas condenadas pela prática de maus-tratos no município.

A proposta, de autoria do prefeito Lucas Gibin Seren, determina que indivíduos condenados em processos administrativos municipais ou por decisão judicial definitiva ficarão impedidos de adquirir, adotar ou manter sob custódia animais de qualquer espécie.

De acordo com o texto aprovado, o período de proibição será de cinco anos nos casos em que os maus-tratos não resultarem em lesões permanentes ou morte do animal. Já nas situações que envolverem mutilação, lesão grave ou óbito, a restrição poderá chegar a dez anos.

Outro ponto previsto na legislação é que, uma vez constatada a prática de maus-tratos, o infrator terá a guarda de outros animais eventualmente sob sua responsabilidade revogada. Nesses casos, o Poder Público ou entidades parceiras poderão realizar o resgate e encaminhamento dos animais para adoção responsável.

O projeto também autoriza o município a criar um cadastro administrativo para auxiliar na fiscalização da medida e permitir consultas internas e por organizações de proteção animal.

Em caso de descumprimento da proibição, o infrator poderá sofrer a apreensão imediata do animal e aplicação de multa administrativa, cujo valor será regulamentado pelo Executivo.

Na justificativa encaminhada ao Legislativo, o prefeito destacou que a iniciativa busca interromper o ciclo de violência contra animais e fortalecer as políticas de proteção animal no município, classificando a medida como preventiva e necessária para evitar novas ocorrências.

#camaradebebedouro #Vereadores #maustratosaosanimaisécrime #bebedourosp #bebedouro


Publicado em: 20 de fevereiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Aprovadas as diretrizes para políticas públicas da primeira infância

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou, em sessão ordinária realizada na última quarta-feira, o Projeto de Lei nº 69/2025 que estabelece princípios e diretrizes para a formulação e execução das po...



Legislativo aprova Plano Diretor para reduzir perdas de água em Bebedouro

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou, em sessão ordinária realizada na última quarta-feira, o projeto de lei que institui o Plano Diretor de Controle e Redução de Perdas de Água no município. A...



Câmara de Bebedouro aprova política municipal para diagnóstico tardio do autismo

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou - em sessão extraordinária ocorrida quarta-feira (18) - o Projeto de Lei nº 12/2026, de autoria do vereador Otávio Manzi (PL), que institui a Política Munici...



Projeto aprovado cria autarquia BebedouroPrev para gerir previdência municipal

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou, na última quarta-feira, o Projeto de Lei Complementar nº 01/2026, de autoria do Poder Executivo, que promove a reestruturação do sistema previdenciário dos...



Fundador da empresa Palheiros Paulistinha será homenageado hoje na Câmara

O empresário Edgar Pierini Jr., fundador da Palheiros Paulistinha, será agraciado com o título de cidadão benemérito, por iniciativa do vereador Prof. Dr. Gandini (PT), em sessão solene marcada par...



Vereadores aprovam título de cidadã benemérita a Sandra Campanella, da Comunidade Jesus Caminho Seguro

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou por unanimidade, na noite desta quarta-feira, durante sessão ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo nº 33/2025, que concede o título de “Cidadã Beneméri...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!