Notícias



Prédio da extinta Rede Ferroviária deverá ser a nova casa da Biblioteca Municipal



Publicado por: Nilton Santos


Anunciado pelo diretor de Cultura de Bebedouro, Glauco Corrêa, o imóvel que pertenceu à Rede Ferroviária Federal e hoje está sob o controle da Rumo Logística, na Travessa Jaime Blandy, poderá se tornar o novo endereço da Biblioteca Pública Municipal Cel. Raul Furquim.
 
A proposta foi bem recebida pelos participantes da audiência pública ocorrida na tarde deste sábado (12), sob a coordenação do vereador Prof. Dr. Gandini (PT). 
 
Há dois anos, a biblioteca funciona em sala cedida pela direção do Imesb (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro), mas tem recebido críticas pelo espaço insuficiente e inadequado para receber não somente novas obras, mas o público, em especial grupos de estudantes, novos projetos e parcerias.
 
Conforme antecipou o diretor de Cultura, o imóvel dos ferroviários, onde funcionou o Cartório de Registro Civil,  já está disponível para o município, o qual levanta agora os custos e a viabilidade para sua reforma e revitalização.
 
Educadores e ativistas culturais participaram da audiência, que contou ainda com as presenças do ex-prefeito Davi Perez Aguiar e dos vereadores Dr. Vagner (PP), Dra. Ivanete Xavier (PSD) e João Vitor Alves Martins (PP). A responsável pela biblioteca municipal, bibliotecária Maria Rita B. Fávero, também participou do debate.
 
Autor do requerimento que provocou a audiência pública, Gandini fez um balanço positivo do encontro, e recebeu bem a proposta que pode levar à instalação de um centro cultural no prédio, incluindo-se a biblioteca, o museu histórico de Bebedouro, etc.
 
No plano de ação está uma visita dos vereadores ao Imesb e ao local proposto pela Prefeitura para receber a biblioteca. Também deve-se prever um recurso específico no Orçamento do próximo ano contemplando a reforma do imóvel ou mesmo a construção de um novo prédio moderno e acessível a todos.
 
A realização de uma consulta pública acerca das expectativas quanto à nova biblioteca também foi elencada por Gandini.
 
 
 
#bebedourosp
#camaradebebedouro
#vereadores
#BibliotecaMunicipal


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Padre Leandro da Silva Nandes receberá título de cidadania bebedourense

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de decreto legislativo nº 30/2025, de autoria do vereador Otávio Manzi (PL), que concede o título honorário de cidadão bebedourense ao padre Leandr...



Bebedouro terá Central Virtual para adoção de cães e gatos

A Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de lei nº 56/2025, de autoria do presidente Pastor Artur Henrique (PL), que cria uma Central Virtual para incentivar a adoção de cães e gatos por m...



Portal da Câmara de Bebedouro conquista Selo Ouro em Transparência

A Câmara Municipal de Bebedouro alcançou a excelência em prestação de contas e acesso à informação, sendo agraciado com o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Com um Ín...



Edgar Cheli retorna à Câmara

Com a saída do vereador Jorge Cardoso (UB) para ocupar a chefia do gabinete na prefeitura e a nomeação do recém-empossado vereador Luciano Rebelatto para Secretaria de Esportes, o próximo correli...



Câmara vota criação da Central Virtual para adoção de cães e gatos

Os vereadores analisam o projeto de lei nº 56/2025 que cria a Central Virtual para adoção de cães e gatos no site oficial e nas redes sociais da prefeitura de Bebedouro. A finalidade é facilitar e...



Vereadores aprovam mudanças nas bolsas de estudos e ampliam descontos no Imesb

Em sessão extraordinária ocorrida na tarde desta sexta-feira (5), os vereadores de Bebedouro aprovaram – por unanimidade – dois projetos de lei do prefeito Lucas Seren que alteram o programa de bol...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!