Notícias



Prédio da extinta Rede Ferroviária deverá ser a nova casa da Biblioteca Municipal



Publicado por: Nilton Santos


Anunciado pelo diretor de Cultura de Bebedouro, Glauco Corrêa, o imóvel que pertenceu à Rede Ferroviária Federal e hoje está sob o controle da Rumo Logística, na Travessa Jaime Blandy, poderá se tornar o novo endereço da Biblioteca Pública Municipal Cel. Raul Furquim.
 
A proposta foi bem recebida pelos participantes da audiência pública ocorrida na tarde deste sábado (12), sob a coordenação do vereador Prof. Dr. Gandini (PT). 
 
Há dois anos, a biblioteca funciona em sala cedida pela direção do Imesb (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro), mas tem recebido críticas pelo espaço insuficiente e inadequado para receber não somente novas obras, mas o público, em especial grupos de estudantes, novos projetos e parcerias.
 
Conforme antecipou o diretor de Cultura, o imóvel dos ferroviários, onde funcionou o Cartório de Registro Civil,  já está disponível para o município, o qual levanta agora os custos e a viabilidade para sua reforma e revitalização.
 
Educadores e ativistas culturais participaram da audiência, que contou ainda com as presenças do ex-prefeito Davi Perez Aguiar e dos vereadores Dr. Vagner (PP), Dra. Ivanete Xavier (PSD) e João Vitor Alves Martins (PP). A responsável pela biblioteca municipal, bibliotecária Maria Rita B. Fávero, também participou do debate.
 
Autor do requerimento que provocou a audiência pública, Gandini fez um balanço positivo do encontro, e recebeu bem a proposta que pode levar à instalação de um centro cultural no prédio, incluindo-se a biblioteca, o museu histórico de Bebedouro, etc.
 
No plano de ação está uma visita dos vereadores ao Imesb e ao local proposto pela Prefeitura para receber a biblioteca. Também deve-se prever um recurso específico no Orçamento do próximo ano contemplando a reforma do imóvel ou mesmo a construção de um novo prédio moderno e acessível a todos.
 
A realização de uma consulta pública acerca das expectativas quanto à nova biblioteca também foi elencada por Gandini.
 
 
 
#bebedourosp
#camaradebebedouro
#vereadores
#BibliotecaMunicipal


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara sorteia comissão que vai escolher Trabalhador do Ano

Sem projetos na ordem do dia, a décima sessão do ano de 2025 vai contar o sorteio da comissão que vai escolher o Trabalhador do Ano – a mais tradicional honraria da Câmara de Bebedouro. Para...



Direito à creche e à pré-escola em tempo integral será tema de audiência pública nesta terça-feira

  A Câmara Municipal de Bebedouro irá promover uma audiência pública nesta terça-feira (15), a partir das 19h, no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido, para debater o direito à creche e à pré-e...



Bebedouro se despede de Zeca Colózio

Zeca Colózio   nascido na Fazenda Guarani aos cinco de julho de 1936, Bebedouro ganhou um católico fervoroso, palmeirense convicto e um apaixonado por Botafogo. Esse é foi o marido da dona Ther...



Zeca Colózio é velado na Câmara; sepultamento será às 17h

A cidade se despede hoje de alguém que amou Bebedouro, em especial o Distrito de Botafogo como ninguém. Parte deixando um legado de honestidade, respeito e amor ao próximo. Quem conviveu com ele...



Projeto autoriza Saaeb a arrecadar taxa visando contratação de serviços de coleta e destinação do lixo

Aprovada no ano passado na Legislatura anterior, a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, popularmente chamada de Taxa do Lixo, deve começar a ser cobrada a partir de junho deste ano. P...



Câmara de Bebedouro recebe até esta sexta-feira indicações ao título de Trabalhador do Ano

As indicações para o título de Trabalhador do Ano – a honraria mais tradicional do Poder Legislativo - serão recebidas até esta sexta-feira, dia 11 de abril, na Câmara Municipal de Bebedouro. Anual...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!