Notícias



Polêmico, Plano Diretor é discutido na Câmara




A Câmara realizou nessa terça-feira (06) a primeira audiência para discutir o Plano Diretor com a sociedade. Até então, as cinco audiências públicas foram marcadas pela prefeitura. Por aproximadamente 90 minutos, a engenheira Angela Brunelli discorreu os principais pontos de mudança do Plano Diretor. O projeto contém 369 artigos.  Devido à hora já avançada, os vereadores abriram mão das perguntas para que a população, que gradativamente esvaziava o plenário, fizesse as perguntas.

O principal ponto de discussão foi uma área de propriedade do cartorário Renato Ramos, que fica próxima à empresa Louis Dreyfus. O plano para área era fazer um loteamento residencial, entretanto, a empresa por fazer fertirrigação, a área deve ser industrial. O empresário questionou o motivo da área dele ser classificada como industrial ao passo que a área do também empresário Marcos Santin ser classificada como residencial, mesmo estando próxima a dele. Ramos argumentou ainda que há áreas ociosas nos distritos industriais e que transformar aquela área em industrial impactaria os moradores do Alvorada, Califórnia e Eldorado.

Já Marcos Santin criticou a obrigatoriedade da prefeitura em escolher a área verde do loteamento. Para ele, a área verde é o cartão de visita de qualquer loteamento, o que significa que precisa ser escolhida pelo proprietário e não pela prefeitura. E ele ainda explicou que a área dele é anterior à Deyfrus e que ele não fez nenhuma solicitação tanto à empresa como à prefeitura.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Chanel (SD) explicou que a discussão é antiga e que a Dreyfus teria ameaçado ir embora, caso aquela área fosse transformada em residência. Já Angela Bruneli explicou que o assunto foi discutido e aprovado pelo Conselho da Cidade e que no dia ninguém defendeu a proposta para que o loteamento fosse residencial. Ela ainda disse que os vereadores podem fazer emendas ao projeto e mudar a área, caso a Câmara assim concorde. Chanel propôs enviar um ofício para Dreyfus e colocar as partes envolvidas para conversar.

O diretor Lucas Seren disse que a partir de março uma nova fábrica que vai trabalhar com a casca de laranja deve funcionar ao lado da Dreyfus e que o investimento foi em quase R$30 milhões e talvez surja a instalação de uma outra empresa.

O vereador Nasser (Rede) disse que a prefeitura não pode jogar a responsabilidade para Câmara como se a casa legislativa fosse obrigada a resolver os problemas da prefeitura. Ele recordou que o plano diretor começou em 2013 com prazo de 8 meses para terminar, mas isso não ocorreu. A declaração foi feita em decorrência da pressa de aprovar o Plano Diretor, como defendem alguns setores.

Já o Dr. Fernando Piffer (PSDB) que presidiu a audiência disse que o Plano Diretor é muito maior que as duas áreas discutidas. “O plano representa uma cidade sustentável em todos os setores”.


Publicado em: 07 de dezembro de 2016

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Prazo para indicações de esportistas à Medalha Tio Toninho termina nesta sexta-feira  

  Em atendimento ao Decreto Legislativo nº 608, instituído pela vereadora Eliana Merchan (PP), a Câmara Municipal de Bebedouro recebe até a próxima sexta-feira, dia 25, indicações de esportistas p...



Diploma Professor Nota 10 será entregue nesta sexta-feira

Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 677, de 14 de outubro de 2024, de autoria da Comissão Especial constituída pelos vereadores Gilberto Viana Pereira, Marcelo dos Santos de Oliveira, Eliana B...



Advogados serão condecorados com a Medalha Rui Barbosa em sessão solene, quinta-feira, na Câmara

Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 674, de 2 de setembro de 2024, de autoria da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Bebedouro realizará sessão solene nesta quinta-feira (24), a partir das...



Pauta: Câmara vota hoje projeto que cria o “Refis” para o Imesb

A exemplo do que ocorreu na semana passada com os contribuintes em débito com a Prefeitura, hoje (21) será a vez dos universitários e ex-universitários do Imesb (Instituto Municipal de Ensino Sup...



Medalha São Francisco de Assis - patrono dos animais

Confira fotos da sessão solene ocorrida na noite desta sexta-feira (18), na Câmara de Bebedouro, para a entrega da Medalha São Francisco de Assis a voluntários da causa animal no município....



Câmara entrega hoje Medalha São Francisco a voluntários da causa animal  

  Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 676, de 7 de outubro de 2024, de autoria da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Bebedouro realiza sessão solene hoje (18), a partir das 20h, para a entr...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!