Notícias



Parceria Beto Mazzeu-Roberto Engler rende mais três creches




O apoio do deputado estadual Roberto Engler (PSDB) a iniciativas do vereador Beto Mazzeu (DEM) continua rendendo frutos a Bebedouro. Na semana passada, no Palácio do Governo, em São Paulo, foi firmado convênio entre Estado/Municípios do Programa Creche-Escola, e Bebedouro será contemplada com a construção de três creches equipadas para atender crianças de 0 a 5 anos.

O investimento foi anunciado pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin, acompanhado dos secretários da Educação, Herman Voorwald, e do Desenvolvimento Social, Rogério Hamam.  Representando o prefeito Fernando Galvão Moura participaram do evento a subdiretora do Departamento Municipal de Educação, Renata Lima, e a supervisora de Ensino, Maria Helena Venturini Fernandes.

 

A inclusão de Bebedouro ao programa Creche-Escola visando à ampliação no seu número de creches foi solicitada por Beto Mazzeu ao deputado Roberto Engler no início deste ano. Diante da confirmação do apoio ao pedido do vereador pelo deputado, um ofício foi encaminhado pela Prefeitura.

 

O vereador comemora a notícia. “Bebedouro foi agraciada com mais três creches por intermédio do deputado Roberto Engler”, disse Beto Mazzeu. “Da nossa região somente Bebedouro e Jaboticabal foram agraciados com mais três creches-escolas.” Com esta, Bebedouro chega a quatro creches do Governo.

 

Para Beto Mazzeu, a conquista é fruto de um trabalho conjunto da Câmara (através de seu mandato), da Assembleia Legislativa (através do deputado Roberto Engler) e da Prefeitura (com o aval do prefeito Fernando Galvão Moura). “Foi um trabalho de união de todos”, comentou. A expectativa é de que as novas creches - se não suprirem toda a demanda reprimida – amenizem de forma considerável o problema.

 

A construção das creches se dará por meio da transferência de recursos pela Secretaria de Educação do Estado. Para isto, a Prefeitura de Bebedouro disponibilizará as áreas para o investimento, além de apresentar um plano de trabalho para as unidades que serão construídas.

 

O ciclo educacional que abriga crianças de 0 a 3 anos é responsabilidade constitucional das Prefeituras. De acordo com o deputado Roberto Engler, a maioria dos municípios não consegue dar conta da demanda por vagas nas creches. “Sabemos que cada vez mais a mulher vem se inserindo no mercado de trabalho, por uma necessidade da família pela independência feminina, e tudo isso faz com que a necessidade de vagas nas creches só aumente”, afirmou o parlamentar.

 

O programa

 

Os recursos repassados pelo Estado por meio do Programa de Construção de Creches deverão ser utilizados exclusivamente em despesas de investimentos, ou seja, em obras e material permanente. Caberá ao Governo Municipal a responsabilidade pelas despesas de custeio necessárias para o funcionamento e manutenção das creches, como folha de pagamento, água, energia elétrica, materiais de consumo e outras.

 

O programa propõe três modelos de creche, que foram projetados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), objetivando minimizar os custos de construção e manutenção do prédio. Serão edifícios térreos, com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, dentre outros.


Publicado em: 14 de agosto de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Fundador do Hospital Leal é eleito o Veterinário do Ano

O fundador do Hospital Leal Núcleo Médico Veterinário de Bebedouro, Luís Henrique Rodrigues, foi eleito – nesta quarta-feira (6) - o Veterinário do Ano por uma comissão formada pelos vereadores O...



Câmara aborta audiência pública e aprova Plano de Carreira da GCM

A Câmara aprovou o Plano de Carreira da Guarda Civil Municipal em sessão extraordinária. Havia um requerimento na ordem do dia que agendava uma audiência pública para discutir o projeto com a cat...



Definida a composição da CPI do SASEMB

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai investigar o Instituto de Previdência Municipal de Bebedouro ficou definida da seguinte forma: a presidência ficou com o vereador João Vitor Mart...



Retorno da sessão tem abertura de CPI e uso da Tribuna Livre

Findo o recesso legislativo, os vereadores reúnem-se para a primeira sessão do segundo semestre. Na pauta está a abertura da CPI para investigar e apurar as responsabilidades dos problemas do SAS...



Indique uma pessoa que faz trabalhos voluntários para ser homenageada na Câmara

A Câmara Municipal de Bebedouro recebe até a próxima quarta-feira, dia 6 de agosto, as indicações de pessoas que realizam trabalho voluntário na cidade para serem homenageadas pela Casa em sessão s...



Indique um profissional para o título de Veterinário do Ano; prazo termina nesta quinta-feira

No mês de setembro o Legislativo promoverá uma solenidade inédita: o título de Veterinário do Ano como forma de reconhecer o trabalho daqueles que se dedicam em cuidar dos animais. A iniciativa é d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!