Notícias



Maratonista Celso Luiz Simões tem nome perpetuado na pista de atletismo da Feccib




Foto de Celso Luiz Simões em um banner produzido pela Associação Bebedourense de Atletismo (ABA) em sua homenagem durante a 27ª Prova Pedestre Arnaldo de Rosis Garrido, ocorrida em maio deste ano, em Bebedouro Por unanimidade, o Plenário da Câmara de Bebedouro aprovou, nesta segunda-feira (27), em sessão ordinária, o projeto de lei dos vereadores Antonio Sampaio (PTC), Chanel (PDT) e Sebastiana Camargo (DEM) que denomina de Celso Luiz Simões a pista de atletismo do estádio municipal Sócrates Stamato em homenagem ao maratonista bebedourense falecido no mês de março deste ano vítima de hepatite.

 

Além de atleta, Celso Luiz Simões foi um grande incentivador do esporte no município por acreditar que - somado a uma boa alimentação - somente o esporte é a garantia de uma vida saudável e capaz de deixar as pessoas longe dos vícios e doenças como diabete, hipertensão, obesidade, estresse, depressão e da indisposição.

 

“Viva o esporte, viva o Celso e viva a vida”, assim se pronunciou a vereadora Sebastiana Camargo, na tribuna, nesta segunda-feira, após ler – em parceria com o vereador Antonio Sampaio – a biografia do homenageado. Para Nelson Sanchez Filho (DEM), a homenagem a Celso Simões, que tinha o apelido de Careca, é mais do que justa. “Ela é justíssima, pois Careca foi uma grande pessoa e um grande esportista, apesar de todas as dificuldades.”

 

 Na opinião de Chanel, o esporte resgata vidas perdidas no vício e entregues a doenças. Segundo Mestre Rodrigo da Silva (PDT), o esporte integra o tripé de uma   sociedade harmônica e jamais pode ser relegado a um segundo plano. O vereador cumprimentou a família do homenageado por tudo o que ele representou para Bebedouro.

 

O homenageado

 

Nascido no ano de 1961, no município de Jundiaí/SP, da união de João Simões com Elisa de Freitas Simões, Celso Luiz Simões, o Careca, ainda bem jovem veio para Bebedouro e durante muitos anos trabalhou na indústria de suco de laranja Louis Dreiffus Commodities (antiga Frutesp) e também prestou serviços em frentes de trabalho da Prefeitura. Nas horas de folga praticava o atletismo de que tanto amava e ao qual muito se dedicou.

 

A corrida entrou na sua vida ainda muito cedo, no início dos anos 80. Foi através do esporte que encontrou força suficiente para mudar muitos hábitos, como por exemplo, o de fumar. Ele já corria quando o atual Departamento Municipal de Esportes (DME) tinha o nome de Comissão Central de Esportes (CCE).

 

Uma das grandes satisfações de Celso Simões eram as amizades que conquistava. Ele ajudou a fundar a Associação Bebedourense de Atletismo (ABA), que hoje, além de promover a revelação de atletas de alto nível, atua como grande incentivadora do esporte para amadores através de seus projetos sociais.

 

Celso Luiz Simões foi um esportista diferenciado. Praticava esporte, mais especificamente a corrida, como hobby e com a consciência de que isto faria bem para ele e para sua saúde, mas, sem visar lucro algum e sempre pensando no próximo, se diferenciava dos demais atletas por se empenhar para que mais e mais pessoas adotassem este estilo de vida saudável.

 

Nunca se considerou profissional do atletismo e aproveitava as competições das quais participava não apenas para comemorar as suas vitórias e superações dignas de um grande vencedor, mas também para arregimentar mais adeptos do esporte através do carisma que lhe era peculiar, inclusive com frases gravadas em camisetas, faixas, nas conversas com os amigos e até nas inúmeras entrevistas que concedia à imprensa durante a sua vida.

 

Quando corria, era um verdadeiro fair play, pois respeitava e incentivava a todos, mesmo que o outro esportista fosse um concorrente seu direto na competição. O importante para ele era se superar, concluir as corridas com saúde e disposição para as próximas provas, assim competia por esporte, proferia palavras de incentivos aos demais atletas e irradiava a importância da prática do esporte. Como atleta humorado, Careca se destacava também por ser um exímio contador de piadas, que eram contadas até mesmo durante as corridas. Com ele, os treinos desgastantes tornavam-se uma grande diversão.

 

Em seu currículo estão participações em mais de 500 corridas, sejam em pistas oficiais de atletismo ou nas ruas, que lhe rendaram mais de 300 medalhas e mais de 50 troféus. Só da Corrida Internacional de São Silvestre foram sete participações e sempre levando o nome da sua amada cidade, Bebedouro, nas camisetas e faixas.   A Maratona de São Paulo foi disputada por ele três vezes, sendo a mais recente em 2008 quando teve o seu nome incluído no ranking dos melhores maratonistas brasileiros.

 

No ano de 2006 recebeu da Câmara Municipal de Bebedouro a Moção de Aplausos nº 04, por sua participação na 81ª Corrida de Rua de São Silvestre. Uma das últimas recordações que seus amigos corredores e familiares têm dele data de 2010, durante a Meia Maratona de Guariba. Naquela competição, ele estava apenas como expectador, mas tamanha foi a sua surpresa e a sua honra quando o vencedor da meia maratona, José Magno dos Santos (um dos melhores do Estado), lhe ofereceu a medalha conquistada, que com certeza será guardada por seus familiares por toda a vida.

 

Residindo à Rua Antonio Calixto Rodrigues, 151, no Jardim das Acácias, veio a falecer no último dia 29 de março, às 22h30, no Hospital Municipal de Bebedouro vítima de complicações surgidas da hepatite C, diagnosticada em 2009, cujo tratamento – por orientação médica - o tirou das corridas, mas sem deixar perecer o seu profundo desejo de voltar a correr e representar com dignidade Bebedouro nas competições pelo Estado de São Paulo. Além da legião de amigos (esportistas ou não), deixou a sua esposa Ivone Aparecida Braz Melo Simões e os filhos Kleber Luiz Simões e Alexandre Luiz Simões.

 

Durante a 27ª edição da tradicional Prova Pedestre Arnaldo de Rosis Garrido, promovida anualmente e recentemente realizada em Bebedouro pela Prefeitura, através do seu Departamento Municipal de Esportes, Celso Luiz Simões recebeu uma homenagem póstuma dos amigos que deixara na Associação Bebedourense de Atletismo, quando a sua foto foi exposta em grande banner com a frase: “Celso Luiz Simões: você sempre estará correndo entre nós”. Uma prova autêntica do que representou a sua vida em Bebedouro, onde a admiração e o respeito merecidamente conquistados são sentimentos reconhecidos.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Solenidade de entrega da Medalha Tio Toninho de Esportes será nesta quinta-feira

Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 679, de 4 de novembro de 2024, a Câmara Municipal de Bebedouro promoverá sessão solene nesta quinta-feira (28), às 20h, para a entrega da Medalha Tio Toninh...



Após vistas, vereadores votam projeto que altera regras para o próximo concurso

Após a vereadora Ivanete Xavier (PSD) solicitar vistas do Projeto de Resolução que altera os requisitos para nomeação de cargos na Câmara Municipal, o projeto volta para enfim ser apreciado pelos...



Câmara condecora profissionais com a Medalha Mérito da Segurança Pública  

Em sessão solene ocorrida na noite desta sexta-feira (22), a Câmara Municipal de Bebedouro condecorou seis profissionais com a Medalha Mérito da Segurança Pública.  O evento, que foi presidido pel...



20 de novembro: Feriado Nacional da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. Este dia é uma homenagem à luta e à resistência dos negros contra a escravidão e a discriminação racial, bem como um momento para...



Profissionais da segurança pública serão condecorados nesta sexta-feira  

 Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 673, de 2 de setembro deste ano, a Câmara Municipal de Bebedouro irá promover uma sessão solene nesta sexta-feira (22), a partir das 20h, para a entrega da...



Câmara vota projeto que acaba com dúvida sobre percentual de insalubridade

De inciativa da vereadora Ivanete Xavier (PSD), os vereadores analisam o projeto de lei complementar que garante a correta aplicação de atividades insalubres, perigosas ou penosas em Bebedouro....





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!