Notícias



Legislativo abre debates para regulamentação do mototáxi




27Numa audiência pública que contou com a participação de cerca de 120 pessoas, entre mototaxistas, agenciadores, vereadores e representantes do Departamento Municipal de Trânsito, Conselho de Segurança e da Polícia Militar, a Câmara de Bebedouro abriu, nesta quinta-feira (17) à noite, as discussões que culminarão com a regulamentação dos serviços de mototáxi e motofrete no município, conforme lei sancionada pela Presidência da República em julho deste ano.

A audiência com os mototaxistas foi solicitada pelo presidente da Câmara, vereador José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, com o objetivo de ouvir a categoria e colher sugestões para o projeto que tramitará no Poder Legislativo após regulamentação da lei federal pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Coube ao assistente parlamentar Paulo Chiaroni a apresentação da lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a exibição de reportagens em vídeo com informações sobre as novas normas.

Os mototaxistas, que foram unânimes quanto à necessidade de regulamentação dos seus serviços, reclamaram da concorrência desleal que sofrem dos próprios colegas que aproveitam finais de semana e feriados para atuar na área, ao mesmo tempo que têm outro emprego nos outros dias. Eles, no entanto, apoiaram a proposta de definir regras para a profissão com o objetivo de discipliná-la, através da exigência de coletes para facilitar a identificação dos profissionais, uso de equipamentos de segurança, higiene e recolhimento de impostos para eliminar os que desrespeitam a lei, prejudicando a categoria.

O mototaxista Jerônimo Neto disse que há vários anos atua nas ruas de Bebedouro e afirmou que falta fiscalização por parte das autoridades para evitar a atuação de aproveitadores e criminosos. Devair Ribeiro, outro mototaxista, elogiou a iniciativa da Câmara de Bebedouro em ouvir a categoria e cobrou um maior respaldo quando for sancionada a lei municipal. “O mototáxi é viável e a população já acolheu”, comentou. Eles também manifestaram apoio à decisão da Presidência da República de só permitir a atuação de mototaxistas que tenham pelo menos dois anos de habilitação e concluídos cursos na área.

O tenente Flávio Mira D´ Arbo, comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar de Bebedouro, assegurou que acima de tudo é preciso consciência aos mototaxistas e passageiros. “O cumprimento à lei deve ser observado desde já”, afirmou, lembrando que não são novidades a exigência de equipamentos de segurança como capacetes, por exemplo, e a circulação com a documentação em dia. “Não é interesse da Polícia criar ônus, mas se houver desrespeito à lei vamos cumprir nosso dever”, avisou.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, João Carlos Bordonal, frisou a importância de se ver a lei federal cumprida no município, mas para isso é preciso o acompanhamento de todos. “Uma lei que não é fiscalizada cai por terra e no descrédito, por isso vocês (mototaxistas) devem ser os maiores fiscalizadores.”

Durante a audiência também defenderam a proposta de regulamentação dos serviços de mototáxi e motofrete em Bebedouro os vereadores Jesus Martins (PV), Sebastiana Camargo (DEM), Carlinhos Pica-Pau (PV), Nelson Sanchez Filho (DEM), Antonio Sampaio (PTC) e Mestre Rodrigo da Silva (PDT). No próximo dia 15 de outubro, na Câmara, acontecerá a segunda audiência pública para apresentação dos primeiros esboços da lei municipal.


Publicado em: 18 de setembro de 2009

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Formada comissão de profissionais da enfermagem para cobrar piso

A audiência pública ocorrida na noite desta terça-feira, na Câmara de Bebedouro, sob a mediação do vereador Prof. Dr. Gandini (PT), terminou com a formação de uma comissão composta por seis represe...



Audiência sobre o SASEMB tem ausência de diretor e nova CPI

A audiência pública realizada na Câmara Municipal para discutir o Instituto de Previdência Municipal foi marcada pela ausência do diretor da autarquia, Sr. Lincoln Del Bianco de Menezes Carvalho,...



Piso Nacional da Enfermagem será tema de audiência pública hoje, na Câmara

Em cumprimento ao Requerimento nº 76/2025, de autoria do vereador Prof. Dr. Gandini (PT), a Câmara Municipal de Bebedouro promoverá uma audiência pública hoje (1º), a partir das 19h, com a finalida...



Câmara de Bebedouro debaterá situação financeira e orçamentária do Sasemb hoje

A Câmara Municipal de Bebedouro irá promover uma audiência pública, nesta segunda-feira (30), a partir das 19h, para debater a situação financeira e orçamentária do Sasemb, o regime próprio de Pr...



Câmara recebe presidente do SAAEB para sabatina

A última sessão do primeiro semestre acontece no dia 25 de junho, quarta-feira, em razão do feriado Municipal de São João Batista. O Legislativo recebe o presidente do SAAEB Ambiental, Sr. Antôni...



Câmara condecorará profissionais da segurança pública na próxima quinta-feira

Os vereadores aprovaram o projeto de decreto Legislativo que concede a Medalha Mérito da Segurança Pública a seis profissionais de Bebedouro neste ano. A condecoração já tem data para aconte...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!