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Finalista do Prêmio Itaú/Unicef, Emeb Paulo Rezende tem o reconhecimento da Câmara




Vereador Antonio Sampaio durante visita à Escola Paulo Rezende Torres de Albuquerque, no Residencial Bebedouro (ao fundo) - destaque nacionalVeja, na íntegra, a moção de aplausos de autoria do vereador Paulo Aurélio Bianchini (PTC), aprovada nesta segunda-feira:

 

“Considerando que no ano de 2007, com a publicação do Decreto n° 6460, foi criada a Escola Municipal de Educação Básica “Paulo Rezende Torres de Albuquerque”, com o fim de assegurar a continuidade da implantação do Programa de Ação de Parceria Educacional Estado-Município para atendimento do ensino fundamental, atuando na região nordeste da cidade (Residencial Bebedouro), que é bastante povoada;

Considerando que na escola, de período integral, são 400 alunos da 1ª etapa da educação infantil ao 5º ano, com aulas regulares pela manhã e, à tarde, 27 oficinas, entre elas, de dança, de esporte, de auxílio ao trabalho escolar e de música. Entre gestores, funcionários, professores e estagiários, são 73 profissionais, que também atuam em projetos de enriquecimento curricular;

 

Considerando que, entre os dias 25 e 27 de maio, uma representante do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação) e do Concurso Itaú-Unicef visitou a EMEB “Paulo Rezende Torres de Albuquerque” para conhecer o seu funcionamento, reunir informações e dados para compilação de estudo. A unidade escolar foi uma das 14 finalistas do Prêmio Itaú Unicef Educação & Participação, categoria 2 (Alianças Estratégicas no Território), na edição de 2009, cuja solenidade de premiação aconteceu em novembro/2009 no Teatro Abril, em São Paulo, reunindo os melhores do Brasil;

 

 Considerando tratar de um projeto (Prêmio Itaú-Unicef) que se iniciou em 1994 com o fim de: - identificar, reconhecer e dar visibilidade ao trabalho de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que estimulam o ingresso, o regresso, a permanência, a aprendizagem e a participação de crianças e adolescentes na escola pública; - fortalecer e divulgar experiências inovadoras comprometidas com a educação e com a cidadania na luta contra as desigualdades do país; - favorecer a qualificação de suas equipes técnicas e de agentes públicos das áreas da Educação e da Assistência Social; - e contribuir no debate e na formulação de políticas públicas dedicadas à infância e à juventude;

 

Considerando que o Prêmio Itaú-Unicef faz parte do Programa Educação e Participação, que apresenta cobertura nacional e se estrutura em torno de duas ações consideradas estratégicas: mobilização social e formação extensiva e sensibilizadora de agentes locais/regionais para ações complementares socioeducativas. A originalidade do programa está no investimento em ações complementares à escola (e não propriamente na escola), na crença de que crianças e adolescentes vulnerabilizados pela pobreza necessitavam desenvolver e ampliar seu universo de experiências culturais, lúdicas e socializadoras para conquistar acesso, permanência, aprendizagem e participação escolar;

 

Considerando que são premiados projetos, em atividade de pelo menos um ano, voltados à formação da cidadania e à ampliação do repertório cultural, da sociabilidade, dos conhecimentos, dos valores e das habilidades de crianças e jovens. Agentes públicos das áreas da Educação e Assistência Social são envolvidos no processo de seleção do prêmio e para isso participam de reuniões formativas;

 

Considerando que o “Unindo Esforços”, inspirado no Projeto Ações em Rede, implantado nas escolas municipais, desde 2007, perpassa pelos caminhos da educação com o objetivo de construir parcerias e concretizar. A preocupação da rede de educação, da equipe gestora e multidisciplinar, professores, funcionários e parceiros é dar continuidade a um trabalho que contemplou a melhoria da qualidade do aprendizado das crianças e o envolvimento das famílias e da comunidade nesse processo. Uma proposta que está alicerçada no Projeto Político Pedagógico da Escola em questão;

 

Considerando, enfim, que, além da qualidade das ações específicas dessa unidade escolar em particular, a forma com que se destacou evidenciou o reconhecimento da representante do Itaú-Unicef de que a educação do município está no caminho certo. Uma constatação que muito nos honra e inspira, por isso, também merecedora do nosso reconhecimento.

 

SOLICITO à Mesa, após ouvir o Douto Plenário, nas formas regimentais, para que dê ciência à direção, coordenação, professores, profissionais de apoio e alunos da EMEB “Professor Paulo Rezende Torres de Albuquerque”, da MOÇÃO DE APLAUSOS por destacar-se entre as finalistas do Prêmio Itaú Unicef Educação & Participação, edição de 2009 e, assim, ajudar a promover positivamente a educação do município.”


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