Notícias



Dr. Tiago quer livros para deficientes visuais em todas as escolas




De olho na grande quantidade de livros destinados às pessoas portadoras de deficiência visual que foram doados pela Fundação Dorina Nowill ao Departamento Municipal de Educação e Cultura de Bebedouro, o vereador Dr. Tiago Bosco de Souza Elias (PCdoB) está sugerindo que a Administração procure, na medida do possível, contemplar todas as escolas da cidade.

De acordo com o vereador, algumas escolas da Rede Municipal de Ensino já foram contempladas, mas é preciso que o investimento chegue a mais unidades escolares e à própria biblioteca municipal. Para Dr. Tiago, inclusive as escolas particulares devem ser beneficiadas também.

“É certo que o caráter didático desse tipo de material é interessante para toda a comunidade e, aproveitando a oportunidade de com ele contarmos, sugiro que seja disponibilizado o excesso desse material para outras escolas ainda não contempladas e interessadas, públicas ou particulares do município, bem como à Biblioteca Pública Municipal “Cel. Raul Furquim”, onde ficará ao alcance de toda a comunidade bebedourense, principalmente do portador de deficiência visual adulto”, justificou o vereador.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelam que no Brasil há 506.377 pessoas cegas e outras 6.056.533 de pessoas com grandedificuldade visual. No Estado de São Paulo, os números apontados, respectivamente, são 143.426 e 1.059.927 pessoas, sendo que deste total, 109 residem em Bebedouro. Já o número de pessoas com dificuldade para enxergar em Bebedouro passa de 1.200.

O levantamento, na avaliação de Dr. Tiago, explica a importância de se levar os livros doados pela Fundação Dorina Nowill a todos os cantos da cidade. “Trata-se de material sem custo aos cofres públicos, o qual devemos utilizar da melhor forma e para o maior número possível de pessoas, por isso, conto com a sensibilização da Administração para adotar as providências necessárias nesse sentido”, concluiu o vereador.
 
Fundação Dorina Nowill
 
Há mais de seis décadas, a Fundação Dorina, cuja sede fica na cidade de São Paulo, tem se dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da produção e distribuição gratuita de livros em braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 1.400 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
 
A Fundação Dorina Nowill para Cegos também oferece, gratuitamente, programas de serviços especializados à pessoa com deficiência visual e sua família, nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade.
 
Organização de caráter filantrópico, ao longo dos anos a Fundação Dorina Nowill para Cegos produziu mais de 6 mil títulos e dois milhões de volumes impressos em braille. A instituição produziu ainda mais de 1.600 obras em áudio e cerca de outros 900 títulos digitais acessíveis. Além disto, mais de 17.000 pessoas foram atendidas nos serviços de clínica de visão subnormal, reabilitação e educação especial.
 
São mais de seis décadas de dedicação e de muitas realizações. Tudo isto graças a doadores, voluntários, amigos e patrocinadores que acreditam na missão da Fundação Dorina Nowill para Cegos e fazem da instituição uma referência no trabalho de inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão.
 


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Sessão legislativa será na terça-feira, às 18h

Em virtude do Feriado de Tiradentes (Inconfidência Mineira) celebrado em todo o Brasil nesta segunda-feira (21), a 11ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Bebedouro irá acontecer na terça-feira...



Câmara convoca candidatos aprovados no Concurso

Os candidatos aprovados para o concurso da Câmara Municipal de Bebedouro foram convocados para assumirem as suas respectivas vagas. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Município de Be...



Prédio da extinta Rede Ferroviária deverá ser a nova casa da Biblioteca Municipal

Anunciado pelo diretor de Cultura de Bebedouro, Glauco Corrêa, o imóvel que pertenceu à Rede Ferroviária Federal e hoje está sob o controle da Rumo Logística, na Travessa Jaime Blandy, poderá se to...



Câmara sorteia comissão que vai escolher Trabalhador do Ano

Sem projetos na ordem do dia, a décima sessão do ano de 2025 vai contar o sorteio da comissão que vai escolher o Trabalhador do Ano – a mais tradicional honraria da Câmara de Bebedouro. Para...



Direito à creche e à pré-escola em tempo integral será tema de audiência pública nesta terça-feira

  A Câmara Municipal de Bebedouro irá promover uma audiência pública nesta terça-feira (15), a partir das 19h, no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido, para debater o direito à creche e à pré-e...



Bebedouro se despede de Zeca Colózio

Zeca Colózio   nascido na Fazenda Guarani aos cinco de julho de 1936, Bebedouro ganhou um católico fervoroso, palmeirense convicto e um apaixonado por Botafogo. Esse é foi o marido da dona Ther...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!