Notícias



Cidade se despede do ex-prefeito Hélio de Almeida Bastos



Publicado por: Miguel Quessada


O Poder Legislativo tem como função primordial fiscalizar o Executivo. E por três legislaturas alternadas, a Câmara cumpriu o seu papel tendo à frente do Executivo o então prefeito Hélio de Almeida Bastos.
 
Ao todo, foram 14 anos de Governo e um legado que ultrapassa gerações. O Legislativo manifesta o seu pesar pelo falecimento do homem público que foi eleito três vezes para governar a cidade coração.
 
Compartilhamos o histórico e as realizações enquanto homem público
 
Hélio de Almeida Bastos nasceu no Distrito de Botafogo neste município aos 03 de agosto de 1937. Filho de Manoel João Bastos e de Laura de Almeida Bastos, casou-se com Aura Izaura Gradella Bastos e pai de Hélio Manoel Gradella Bastos, Heder Luis Gradella Bastos, Claudia Vitória Gradella Bastos e Heuler Luciano Gradella Bastos, que lhe deram novos descendentes para a continuidade da tradicional família que formou e representa para a nossa comunidade.
 
Em 1955 adquiriu o seu primeiro caminhão para transporte de mercadorias de todas as espécies, que depois passou a transportar madeira. A primeira empresa foi em sociedade com o seu pai, Manoel Bastos, que ficou conhecida como “Madeireira Cidade Coração”. Com o falecimento do pai, adquiriu a parte de outros sócios da empresa, que passou a funcionar como “Habastos Materiais de Construção”. 
 
Como político, iniciou a sua carreira sob a influência do ex-prefeito Sérgio Sessa Stamato. Dentre os pleitos eleitorais dos quais participou, foi prefeito de Bebedouro por três gestões (de 01/02/1977 a 31/01/1983; de 01/01/1993 a 31/12/1996; e de 01/01/2005 a 31/12/2008). A sua primeira gestão, quando se elegeu Prefeito com apenas 39 anos, foi marcada por dar forma ao município, especialmente com a construção de avenidas que interligaram os bairros. O seu segundo mandato, iniciado em 1993, se deu quando a responsabilidade pela saúde e educação públicas passaram a ser do município, mostrando, mais uma vez, a sua competência administrativa para bem conduzir as mudanças necessárias, incluindo, entre outras decisões, a reativação do Hospital Municipal “Júlia Pinto Caldeira” e a inauguração do Teatro Municipal “Maurício Alves de Oliveira”. Já o terceiro mandato iniciado em 2005, quando já era bastante reconhecido como um administrador de indiscutível experiência, se deu num momento em que Bebedouro enfrentava muitas dificuldades e precisava de uma gestão marcada por desafios e ações eficazes na sua condução.
 
Foi o Prefeito Hélio de Almeida Bastos que idealizou e ajudou a construir o Anel Viário, tão importante na questão da mobilidade urbana, constituída por vias de grande tráfego e que interligam regiões e bairros da nossa cidade (Avenidas Alan Kardec, José Cutrale Junior, Amélia Bernardini Cutrale, Hércules Pereira Hortal, Sérgio Sessa Stamato, Edne José Piffer e o Viaduto dos Ferroviários). Além do alargamento da Rua dos Andradas (Centro), atuou na idealização e construção de outras importantes Avenidas: (Francisco Martins Alvarez, Governador Paulo Egydio, João Ferreira Pena, Ângelo Rimoli, Mário Rimoli, Joaquim Alves Guimarães, Vicente Ceriana Cezar, Santos Dumont, Francisco Pardo, Antônio Talarico, Belmiro Dias Batista e a Dos Antunes). Também teve forte atuação na ampliação e na instalação de novos Distritos Industriais.
 
Na EDUCAÇÃO: - construiu a escola João Domingos Madeira; - trouxe o SENAC e a ETEC para Bebedouro; - viabilizou a área a ser doada para a construção do prédio próprio da ETEC; - impediu que a escola do SESI fosse fechada e, ainda, conseguiu a construção de um nove prédio para a escola; - o Centro educacional “Hely Simões” no Jardim tropical; - e, de uma forma generalizada, efetivou a construção de outras escolas e creches na cidade e nos distritos.
 
Construiu, entre outras benfeitorias: - novos bairros (Jardim Cláudia I, Jardim Cláudia II, Residencial Parati I, Residencial Parati II e Residencial Parati III); - o Terminal Rodoviário “Dr. Hercules Pereira Hortal”; - o Centro Comercial “Julien Mutton” (Mercado Novo); - galerias pluviais (com o alargamento e a construção das Ruas General Osório e José Francisco Paschoal); - o Velório Municipal “Arnaldo Daólio”; - a passarela “César Augusto Ramos Luz” sobre a Rodovia Armando Salles de Oliveira, que, a partir da Avenida Quito Stamato, liga a região central (setores centro industrial e norte) com o bairro “Residencial Bebedouro” no setor nordeste; - a ponte que liga o centro com os bairros Jardim Laranjeiras e De Lúcia; - a ponte próximo ao Horto Florestal e ao CAP II, também utilizada para, por meio da Variante Lourenço Santim, dar acesso à Rodovia Faria Lima (SP 326); - e o coreto “Antônio Carlos Carvalho” na Praça Abel Pedro de Freitas, no Jardim Paraíso.
 
No ESPORTE: - a construção da pista de skate; - do ginásio de esportes “Osvaldo Angeloni”; - a cobertura de todas as quadras das escolas municipais, - e a ampliação do Estádio “Sócrates Stamato”. Ainda no campo da URBANIZAÇÃO da cidade, regularizou, junto à FEPASA, a compra das casas pelos ferroviários na Vila Major Cícero de Carvalho.
 
Como político reconhecido pelas suas realizações e pelo muito que - com a sua experiência, seu amor por Bebedouro e a sua enorme vitalidade para participar - continua sendo um baluarte da política local a contribuir com as causas comuns desta comunidade. Atualmente encontra-se filiado ao Partido Solidariedade.
 
Como empreendedor, teve forte atuação na área da comunicação, onde, desde o início da Rádio Nova, à época em parceria com Hely Simões, já tinha por intuito evitar polêmica e trabalhar de forma imparcial, independentemente da situação, oferecendo à comunidade informação, cultura, entretenimento, sempre respeitando a opinião das pessoas, e muita música, como é mantido até hoje.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara realiza última sessão do semestre nesta segunda-feira

Os vereadores se reúnem hoje para a 20ª sessão ordinária, que marca o encerramento do primeiro semestre legislativo. Como não há projetos na Ordem do Dia, os trabalhos devem se concentrar na Pala...



Contador Marcos Mutton receberá título de cidadão benemérito dia 25

Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 728, de 11 de maio deste ano, de autoria do vereador Paulo Henrique Ignácio Pereira (MDB), o Paulo Bola, a Câmara Municipal de Bebedouro realizará uma sessã...



Vereadores aprovam Lei de Diretrizes Orçamentárias

Os vereadores aprovaram em dois turnos de votação o projeto de lei 26/2026 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução Lei Orçamentária de 2027. Único projeto presente na ordem do d...



Câmara de Bebedouro vota LDO nesta segunda-feira

Os vereadores de Bebedouro votam hoje a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), texto base que orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Antes de chegar ao plenário, a proposta passou po...



Câmara discute aprendizagem profissional e desafios da educação em audiência pública

Na última quarta-feira (10), o Legislativo sediou uma audiência pública para debater políticas, ações e melhorias voltadas aos programas de aprendizagem profissional e estágio no município. A ini...



Na Tribuna Livre, cidadã cobra testagens para Influenza H1N1

A disponibilidade de testes para diagnóstico da Influenza H1N1 na rede pública de saúde foi tema da Tribuna Livre durante a 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Bebedouro, realizada nesta se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!