Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 462, de 22 de junho de 2015, o Poder Legislativo realiza nesta segunda-feira (31), às 20 horas, no anfiteatro do Imesb, a entrega do título de cidadão bebedourense ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Roberto Nalini. O decreto é de autoria dos vereadores Beto Mazzeu (DEM) e Chanel (SD).
Natural de Jundiaí-SP, dr. Nalini formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da PUC-Campinas, em 1971. Ainda durante a sua formação, iniciou-se na docência em 1969, no Instituto de Educação Experimental de Jundiaí.
Graduou-se Mestre em Direito Constitucional pela USP em 1991 e Doutor em Direito Constitucional pela USP em 2000. Ingressou no Ministério Público Paulista em 1973 e, mediante novo concurso, ingressou na Magistratura do Estado de São Paulo em 1976, onde já exerceu as atribuições de Promotor de Justiça em Votuporanga, Itu, São Paulo e Ubatuba e judicou em Barretos, Monte Azul Paulista, Itu, Jundiaí e São Paulo.
Foi vice-presidente e presidente do extinto TRIBUNAL DE ALÇADA CRIMINAL de São Paulo e Corregedor Geral da Justiça do Estado no biênio 2012/2013 e é o atual presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO para o biênio 2014/2015.
Como presidente do TJSP, dr. Nalini já cravou uma marca de sua gestão, reconhecida por seus pares: a disposição para o diálogo e a pregação por uma Justiça mais eficiente. Escreveu mais de duas dezenas de livros, com foco na Ética, Filosofia e Formação de Magistrados. O seu livro “Ética Geral e Profissional” está na 11ª edição e, entre outros que muito se destacam, constam “Recrutamento e Preparo de Magistrados” e “Direitos que a Cidade Esqueceu”. Além disso, produz artigos que figuram em obras coletivas e revistas especializadas, jornais e demais publicações.
A Bebedouro, em particular, dr José Renato Nalini, desde que passou a ocupar o cargo de presidente do TJSP, tem dedicado especial atenção ao curso de Direito do Instituto Municipal de Ensino Superior Victório Cardassi (IMESB-VC) quando da realização de visitas monitoradas. Oportunidades em que não mediu esforços em proporcionar aos alunos a exposição histórica do TJSP, a participação em concorridas sessões de julgamentos, a apresentação de palestra ministrada por desembargadores aposentados, bem como em organizar outras formas de participação dos alunos voltadas ao aprimoramento prático-profissional.
Com efeito, diante do apreço que tem demonstrado para com o IMESB e, sobretudo, para com o curso de Direito e os seus alunos, de imediato, aceitou o convite que lhe fora formulado para participar como palestrante da abertura da Semana Jurídica, que será realizada de 31 de agosto a 4 de setembro, no anfiteatro da própria Instituição.
Comentários
Adicione seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.