Notícias



Astro da computação, Alessandro de Oliveira Faria, o Cabelo, será condecorado dia 10




Por iniciativa dos vereadores Juliano Cesar Rodrigues (PMDB) e Dr. Tiago Bosco de Souza Elias (PC do B), o bebedourense Alessandro de Oliveira Faria, o Cabelo, será condecorado com a Medalha Coronel Raul Furquim numa sessão solene marcada para o próximo dia 10 de outubro, às 20 horas, na Câmara Municipal de Bebedouro.
 
A condecoração existe há quase 20 anos e foi instituída pelo ex-vereador Celso Teixeira Romero. É normalmente dirigida a quem nasceu em Bebedouro, e tem ocorrido para homenagear e reconhecer as pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento e promoção da cidade. Sua importância é comparada ao título de cidadão bebedourense outorgado pela Câmara Municipal aos que não nasceram em Bebedouro, mas que – com o passar dos anos – provaram a sua dedicação ao município.
 
Astro da computação reconhecido internacionalmente, Cabelo é uma destas pessoas. Nascido neste município aos 27 de maio de 1972 da união de Jayme Faria (in memoriam) e Elza Maria de Oliveira Faria, Alessandro já manifestava seu interesse por computação na era dos vídeogames (Atari), quando começou a alimentar o sonho de trabalhar criando jogos. Esse interesse por computador/tecnologia chamou a atenção da sua mãe e da sua avó que, diante do preço relativamente caro do equipamento para uma família então da classe baixa, com muito esforço lhe presenteou com um microcomputador e um gravador de programas de computadores em fita-cassete (data coder), deflagrando a sua paixão pela programação. 
 
A partir daí, com sua inerente inteligência e aprofundamento nos seus estudos, criou vários programas para computadores, investiu no empreendedorismo e hoje é reconhecido nacional e internacionalmente como uma referência na área.
 
Pessoalmente, Alessandro define-se dono de um comportamento bem-humorado diante de problemas (sua característica mais marcante); amigo verdadeiro para com aqueles com quem convive (sua maior qualidade), e a excessiva objetividade com o trabalho e estudos (seu maior defeito).
 
Carreira
 
Aos 16 anos, em 1988, iniciou como programador na Nova Era. Depois, passou por outras experiências (Educandário, Parthenon e Colégio Anjo da Guarda, entre eles) até tornar-se autônomo, juntamente com Alexandre de Castro, seu sócio (conhecido como Índio), na área de desenvolvimento.
 
Em 1995, participou de um projeto pioneiro no Brasil com cartões smart-card e, no ano seguinte (1996), com Índio (considerado um irmão), fundou a Neti Tecnologia em Bebedouro. Dentre outras iniciativas, envolveu-se no desenvolvimento de cartões para o transporte público, com pesquisas com biometria por impressão digital e a tecnologia Linux. Em 2003, a empresa desenvolveu um projeto de logística para arquivo morto de uma grande armazenadora de arquivos em São Paulo, que passou a ser utilizado por outras grandes empresas (Ambev, Pernambucanas, Visanet e outras).
 
Com um bom plano de negócios – elaborado com os treinamentos da Incubadora Empresarial de Bebedouro, onde o gerente José Lopes Filho fora um grande esteio num momento muito difícil da empresa – vários contratos foram firmados em âmbito nacional com a tecnologia de reconhecimento facial da Cognitec. Daí para frente, seus negócios prosperaram ainda mais.
 
Casou-se com Gisele Andrea Basílio em 2005, que se tornou porto seguro e contumaz apoiadora dos seus estudos, pesquisas e jornada de trabalho, ajudando-o a alavancar a conceituada e promissora carreira do marido. O nascimento de Guilherme Basílio Faria, seu primeiro filho, teve grande influência nas suas inspirações, inclusive como um forte motivo a mais na sua dedicação em tornar o nosso mundo um lugar melhor para se viver. Depois veio seu segundo filho, Gabriel, que acendeu ainda mais tais inspirações.
 
No extenso currículo do sócio/fundador da empresa NETi Tecnologia, além de treinamentos e divulgações sobre o seu trabalho pela mídia, entre as principais experiências técnicas, destacam-se: - Redes Neurais Artificiais (2014); - Vídeo processamento em 3 dimensões (2013); - Ubuntu Touch (2013); - Neurotecnologia - Emotiv EPOC EEG (2012); - desenvolvimento com API do AR.Drone e vídeo-processamento (desde 2010); - utilização de GPU (NVIDIA CUDA) para processamento de imagens, as unidades gráficas de processamento atuais proporcionam um grande poder computacional comparado ao processadores convencionais (desde 2009); - Plataforma Android para visão computacional (2008); - desenvolvimento com realidade aumentada (desde 2007), etc.
 


Publicado em: 29 de setembro de 2014

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Endividamento de Bebedouro recua 7,6% nos últimos 8 meses

O endividamento da Prefeitura de Bebedouro caiu 7,6% de dezembro de 2024 a 31 de agosto de 2025 e chegou aos R$ 189,8 milhões, conforme números divulgados por técnicos do Departamento de Finanças...



Série de audiências públicas da Prefeitura começa hoje, às 19h

A Câmara de Bebedouro sediará, nesta sexta-feira (26), a partir das 19h, uma audiência pública de prestação de contas.Nesta audiência, técnicos do Departamento Financeiro da Prefeitura (foto) irão...



Câmara premia pessoas e empresas que valorizam a inclusão

Em sessão solene ocorrida na noite desta quinta-feira (25), a Câmara Municipal de Bebedouro celebrou a inclusão dos deficientes premiando pessoas e empresas que têm dado a sua contribuição à causa....



Câmara entrega Prêmio de Eficiência nesta quinta-feira, às 19h

Em sessão solene marcada para esta quinta-feira (25), às 19h, a Câmara Municipal de Bebedouro fará a entrega do Prêmio de Eficiência e Prêmio Empresa Parceira do Deficiente às pessoas e empresas qu...



Vereadores homenageiam Credicitrus por circuito de lazer, cultura e cooperação

A Câmara Municipal de Bebedouro acaba de encaminhar uma Moção de Aplausos à Credicitrus e ao Instituto Credicitrus pela realização do Circuito Credicitrus Aventura Safari, evento que ocorreu na cid...



Vereadores aprovam revogação de lei que concedia uso de áreas no aeroporto municipal

Os vereadores de Bebedouro aprovaram o projeto de lei nº 48/2025, de autoria do prefeito Lucas Seren, que revoga a Lei nº 2234, de 29 de dezembro de 1992. A legislação vigente há mais de três décad...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!