Notícias



Arquiteto João Valente tem nome perpetuado no lago




Familiares e amigos do arquiteto João Valente Filho com o vereador Nelson Sanchez (de amarelo), na Câmara de Bebedouro, nesta segunda-feiraO arquiteto e urbanista de renome internacional, João Valente Filho, natural de Bauru, mas que viveu toda a sua infância e juventude em Bebedouro e faleceu no dia 20 de agosto deste ano, terá seu nome perpetuado no lago artificial de Bebedouro por meio de projeto de lei de iniciativa do vereador Nelson Sanchez (DEM), que foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (7).

 

Entre seus principais projetos, em Bebedouro, estão o terminal rodoviário, o centro comercial da Avenida Pedro Paschoal (Mercado Novo), o Parque Centenário, compreendido entre o sambódromo e a praça Santa Paula Frassinetti, na Avenida Sérgio Sessa Stamato, além do projeto de revitalização do lago artificial, com a instalação dos mirantes. O arquiteto João Valente Filho também foi o idealizador da ponte estaiada Octávio Frias Filho, na cidade de São Paulo, conhecida em todo o mundo.

 

Para prestigiar a discussão e votação do projeto de lei do vereador Nelson Sanchez, um grande número de familiares e amigos do arquiteto esteve na Câmara, nesta segunda-feira. Nelson Sanchez foi o primeiro a fazer uso da palavra, e, leu, na íntegra, a justificativa apresentada por ele ao seu projeto de lei.

 

“Os frutos do seu trabalho no nosso município certamente se manterão perpétuos, posto que as boas obras e ideias assim permaneçam sempre, mas também devemos manter vivas as pessoas que as idealizam, pois são elas que nos engrandecem como seres humanos e servem de exemplo às gerações que se sucedem”, disse Nelson Sanchez, na tribuna.

 

Em cumprimento aos familiares e elogios a João Valente Filho, discursaram também os vereadores Paulo Bianchini (PTC), Chanel (PDT), Antonio Sampaio (PTC), Carlinhos Pica-Pau (PV), além do presidente Tota (PV) e da vereadora Sebastiana Camargo (DEM).

 

“Convivi pouco com João Valente, mas aprendi muito com ele”, afirmou Chanel, destacando a visão de futuro do arquiteto. Enquanto eram feitas as homenagens a ele na tribuna, imagens do lago artificial de Bebedouro e da ponte estaiada, suspensa por cabos de aços, eram exibidas no telão do Plenário Arnaldo de Rosis Garrido.

 

João Valente Filho morreu aos 62 anos, no dia 20 de agosto, em Salvador, vítima de um infarto e seu sepultamento ocorreu no cemitério do Araçá, no bairro Sumaré, zona oeste da capital paulista, onde residia há cerca de 30 anos.


Autor também do projeto de requalificação urbana do complexo do Maracanã, João Valente estava na Bahia participando de um seminário sobre arquitetura e construções sustentáveis. O arquiteto passou mal durante um almoço com a esposa, foi levado ao hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, mas não resistiu. Deixou quatro filhos, todos arquitetos.

     


Publicado em: 09 de novembro de 2011

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Estudantes da EMEB Maria Fernanda Lopes Piffer conhecem a Câmara

Acompanhados pelo professor Igor Alexandre de Almeida e pela inspetora de alunos, Luciana Talasso Nogaroli, estudantes do 4º ano da Emeb Maria Fernanda Lopes Piffer estiveram visitando a Câmara Mun...



Associação das Super Mães de Autistas é declarada de utilidade pública municipal

Por unanimidade, o Plenário da Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de lei nº 40/2025, de autoria do vereador Marcelo dos Santos de Oliveira (Solidariedade), o Tchelão, que declara de...



Câmara de Bebedouro recebe indicações para o Diploma Professor Nota 10

Até o dia 22 de agosto, a Câmara Municipal de Bebedouro estará recebendo indicações de docentes para concorrerem ao Diploma Professor Nota 10, instituído por decreto legislativo de autoria do ex-ve...



CPI da Saúde é prorrogada por mais 90 dias

Em sessão extraordinária, os vereadores aprovaram a prorrogação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a Saúde. A CPI é presidida pelo vereador Leo Munhoz (Podemos) e conta com...



Responsáveis por maus tratos a animais terão de arcar com despesas médicas

As pessoas que cometerem crimes de maus tratos contra animais em Bebedouro serão obrigadas a arcar com as despesas do tratamento veterinário. É o que estabelece o projeto de lei nº 36, de autoria d...



Cleyde do Espirito Santo emprestará nome a diploma que homenageia voluntários

O diploma Voluntário do Ano traz uma novidade em 2025. Pela primeira vez, fará uma homenagem póstuma ao mesmo tempo que entrega o diploma aos voluntários. Nesta edição será homenageada a ex-verea...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!