As Câmaras Municipais do Brasil são originárias das tradicionais Câmaras Municipais Portuguesas, que existem desde a Idade Média.
O vocábulo vereador, originário do grego antigo, vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Também conhecido como "edil".
A instalação da 1ª Câmara de Vereadores nos país aconteceu quando o povoado de São Vicente é elevado à categoria de Vila, em 22 de agosto de 1532. Dessa forma, os vereadores existem na história do Brasil, desde o período colonial, entre o descobrimento no ano de 1500 e a independência no ano de 1822, quando já tinham a função de zelar pelos bens do município. Durante esse período, a Administração Municipal era toda concentrada nas Câmaras Municipais, que constituíram o primeiro núcleo de exercício político do Brasil.
Entre todos os cargos políticos desde os remotos tempos, o vereador foi sempre o que mais teve proximidade e identificação com as pessoas da cidade, pois, o edil sai do meio da comunidade, sendo muitas vezes um cidadão comum, um líder comunitário, um professor, entre vários outros. Peça fundamental nesse cenário político administrativo, em especial por seu trabalho que vai além dos preceitos iniciais do cargo em prol do bem comum da população.
Ao longo de muitos anos, houve a gratuidade no exercício da vereança. Contudo, somente pessoas de boa condição financeira se dispunham a ser vereador. A Constituição de 1967 previu, pela primeira vez, a remuneração aos vereadores das capitais e municípios, com população acima de 100 mil habitantes. Em 1975, a Emenda Constitucional nº 4, rompeu com a falta de remuneração, dispondo a remuneração dos vereadores, estabelecendo limites e critérios. A partir de então, várias outras leis complementares alteraram o modo de pagar o Edil. Isso pode ser considerado como uma conquista do processo democrático brasileiro, pois, dá condições, de que todo cidadão tenha condições de fazer parte deste colegiado representativo, dedicando-se a ele.
A função do Vereador e da Câmara Municipal, à medida que o país se democratiza, fortalece a importância, em decorrência natural do processo de evolução e de valorização das cidades, crescendo também, em amplitude e complexidade.
Em nosso país, a Câmara de Vereadores é o órgão legislativo da administração dos municípios, configurando-se na assembléia dos representantes dos cidadãos nela residentes, sendo que, a escolha do candidato a vereador é responsabilidade do eleitor, que tem o dever de saber escolher aquele que melhor irá representá-lo.
Homenagem: Dia do Vereador, 1º de outubro
O Dia Nacional do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11/07/1984, que definiu o dia 1º de outubro, pois, foi nessa data que o ex-imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador. (Texto: Sílvia Gustavo)
Publicado em: 30 de setembro de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A Tribuna Livre será ocupada - durante a sessão ordinária desta segunda-feira - pelo presidente do Aeroclube de Bebedouro, Ângelo Sérgio Hermini.Embora não conste nenhum projeto na ordem do dia, é...
Acompanhados pelo professor Igor Alexandre de Almeida e pela inspetora de alunos, Luciana Talasso Nogaroli, estudantes do 4º ano da Emeb Maria Fernanda Lopes Piffer estiveram visitando a Câmara Mun...
Por unanimidade, o Plenário da Câmara Municipal de Bebedouro aprovou o projeto de lei nº 40/2025, de autoria do vereador Marcelo dos Santos de Oliveira (Solidariedade), o Tchelão, que declara de...
Até o dia 22 de agosto, a Câmara Municipal de Bebedouro estará recebendo indicações de docentes para concorrerem ao Diploma Professor Nota 10, instituído por decreto legislativo de autoria do ex-ve...
Em sessão extraordinária, os vereadores aprovaram a prorrogação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a Saúde. A CPI é presidida pelo vereador Leo Munhoz (Podemos) e conta com...
As pessoas que cometerem crimes de maus tratos contra animais em Bebedouro serão obrigadas a arcar com as despesas do tratamento veterinário. É o que estabelece o projeto de lei nº 36, de autoria d...