Por 7 votos a 3, a Câmara Municipal aprovou o PL 07/2026, que institui o Fundo Municipal de Segurança Pública (FUMSEG). O objetivo é complementar as ações da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
Os recursos financeiros serão geridos pelo prefeito, secretário de segurança pública e por um representante indicado pelo Departamento de Planejamento e Execução Orçamentária.
Dentre os recursos financeiros que vão compor o FUMSEG, 30% serão provenientes do FEBOM, que é o fundo dos bombeiros, motivo pelo qual a vereadora Ivanete Xavier pediu vistas ao projeto, mas foi negado. Posteriormente, pediu o adiamento, mas foi recusado pelo plenário.
O líder do governo, Otávio Manzi (PL), enfatizou que o fundo é um requisito legal indispensável para a vinda de novos recursos federais e estaduais ao município, além de prover recursos para compra de viaturas e sistemas de monitoramento.
Foram favoráveis os seguintes vereadores: Edgar Cheli (UB), Léo Munhoz (Podemos), João Vitor (PP), Maurinho da Farmácia (Republicanos) Otávio Manzi (PL), Tchelão e Vagner Castro (PP).
Alegando que FEBOM não poderia perder 30% de suas receitas, os vereadores Ivanete Xavier (PSD), Paulo Bola (MDB) e Prof. Gandini (PT).
Publicado em:
Publicado por: