28 de junho de 2024

Aprovada Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação e ao Transplante de Órgãos e Tecidos em Bebedouro

“Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação”. Com estas palavras, o presidente da Câmara de Bebedouro, Edgar Cheli Jr (União Brasil) defendeu e justificou a importância de se instituir, no município, a Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação e ao Transplante de Órgãos e Tecidos.

Projeto de lei neste sentido foi aprovado por unanimidade nesta semana, na Câmara, e já seguiu para a sanção do prefeito Lucas Seren.

A campanha, aprovada por unanimidade pelos vereadores, tem por objetivo informar sobre a importância da doação e contribuir para o aumento do número de doadores, promovendo a discussão, o esclarecimento científico e a desmistificação do tema.

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, no primeiro semestre de 2023, foram realizados 206 transplantes de coração no país, aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ainda assim, os números estão muito aquém do necessário, há milhares de pacientes na lista de espera. Em 4 de junho de 2024, havia 43.382 pessoas aguardando para serem transplantadas.

#camaradebebedouro
#vereadores