08 de março de 2022

Legislativo aprova moção de repúdio a deputado Artur do Val por fala sexista

Os vereadores aprovaram por unanimidade a moção de repúdio ao deputado Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei pelas declarações ofensivas e desrespeitosas às mulheres ucranianas ao dizer que elas são fáceis porque são pobres.

A iniciativa partiu da vereadora Mariangela Mussolini (MDB) e teve apoio de toda edilidade. Para a emedebista, o deputado se referiu às mulheres ucranianas de maneira leviana, proferindo palavrões e termos chulos, e que os comentários sexistas se referiam às policiais de fronteira, e ele também compara às brasileiras.

O presidente da Câmara, Jorge Cardoso lamentou a entrada do influencer na política brasileira e lembrou que ele foi o segundo deputado mais votado no estado de São Paulo na onda da negação da política, além de ter recebido uma votação expressiva em Bebedouro. Cardoso afirmou que ele é um homem com cabeça patriarcal, machista e que enxerga na mulher um objeto.