07 de março de 2022

Câmara vota decreto “Enfermeira Michiko” para homenagear mulheres

Anualmente o Poder Legislativo Homenageia mulheres que se destacaram na luta por direitos. E a cada ano, o diploma entregue leva o nome de uma mulher que se destacou em vida por esse direito. Para a edição de 2022, serão homenageadas 21 mulheres e o diploma levará o nome de “ Enfermeira Michiko Saito Yamada”.

A sugestão partiu de dois servidores da casa legislativa: Ivete Spada e Miguel Quessada que protocolaram a indicação e foi acatada pela presidência. “A Michiko foi uma referência na enfermagem e na defesa da saúde pública, sendo inclusive escolhida como Trabalhadora do Ano em 2019. Temos certeza de que todas as mulheres indicadas se sentirão honradas em levar um diploma com o nome da Michiko”, explicam os servidores.

Instituído pelo decreto 404/2013, de autoria do então vereador Luiz Carlos de Freitas (PT), o Poder Legislativo homenageia anualmente as mulheres. Desde o ano de 2017, por sugestão do vereador Chanel (SD), o diploma faz uma homenagem póstuma a uma mulher que fez história em Bebedouro.

A primeira a emprestar o nome foi a Dona Zinha de Carvalho. Em 2018, o nome da professora Osória Lopes José Andrade foi escolhido para o diploma.  Nos anos seguintes foram homenageadas as seguintes professoras: Siumara Quintella (2019) e Anita Giglio Villela (2020). Em 2021, devido à pandemia não houve entrega de título.

Além do decreto, os vereadores votam o título de Cidadão Bebedourense ao dentista Camilo de Souza Cruz. Idealizador do projeto Raul Furquim Sem Fim e apoiador de diversos projetos sociais, o futuro homenageado é mineiro de Alfenas e foi indicado pela vereadora Eliana Merchan (DEM).

E por fim, há dois requerimentos da vereadora Ivanete Xavier (PSDB) pedindo esclarecimentos à Cultura e à Saúde e um terceiro da vereadora em autoria conjunta com o vereador Paulo Bianchini (SD) sobre a troca dos 11.455 kg de arroz impróprio para consumo da Central de Alimentação.