11 de junho de 2021

Câmara aprova projeto que deixa público o horário do trabalho dos médicos

Quem já não passou pela triste experiência de agendar uma consulta médica e no dia da consulta o médico não comparecer ou chegar para ser atendido e o médico já ter ido embora. Essas e outras situações semelhantes levaram à aprovação do projeto que obriga que em toda unidade de saúde seja disponibilizada bem na entrada a relação de todos médicos com seus respectivos CRMs e o horário de entrada e saída. Em caso de licença ou férias, o nome do substituto deverá estar presente. Dessa forma, o usuário do SUS terá ciência de todos os profissionais lotados na unidade de saúde e se eles estão cumprindo com a jornada de trabalho.

A iniciativa partiu da vereadora Eliana Merchan (DEM) e teve o apoio de todos os vereadores. A justificativa é que com a relação pública, os usuários também poderão fiscalizar se a jornada é cumprida ou não. Em caso de não comparecimento ao trabalho, o próprio cidadão poderá fazer uma denúncia, visto que o contato da Ouvidoria também estará disponível. A autora argumenta a transparência é uma ótima ferramenta para coibir abusos.