10 de maio de 2021

Bebedouro se despede do Professor Piedade

Ex-vereador por Bebedouro (1989-1992 e 05/1994 a 07/1994), o professor Francisco de Paula Piedade faleceu na madrugada do último sábado (08). Em junho, ele completaria 93 anos.  Natural de Cajuru, o prof. Piedade chegou a Bebedouro em 1962 para supervisionar as escolas de Bebedouro, Taiúva, Taiaçu, Pirangi e Monte Azul Paulista. Uma de suas primeiras medidas no município foi a viabilização e implantação do Centro do Professorado Paulista.

O professor Piedade foi inspetor de alunos, professor, delegado de ensino, assessor da Educação e diretor de faculdade. Foi casado com Inês Dias Gonçalves e pai de um casal de filhos: Luís Carlos Piedade e Lucia Helena Piedade Küll.

Referência em educação em Bebedouro, o professor Piedade já tem o seu nome perpetuado no Centro do Professorado Paulista de Bebedouro.

Confira a repercussão do falecimento do professor:

“Tive a honra e o prazer de trabalhar com o professor Piedade quando fomos vereadores, no início dos anos 90, quando trabalhamos na elaboração da lei orgânica. Trabalhamos também na Comissão de Justiça e Redação. Era um homem liberal, muito culto e muito aberto. É uma perda para Bebedouro Quero transmitir meus pêsames à sua família e espero que a Câmara faça uma homenagem com um patrimônio público municipal com o nome do professor Piedade”.  Davi Perez Aguiar, ex-vereador e ex-prefeito.

“O Prof. Piedade, como era carinhosamente chamado por todos, foi Delegado de Ensino e muito competente, foi Vereador de nossa cidade, dono de uma dignidade imensa e um chefe de família exemplar. Foi nosso vizinho por muitos e muitos anos e nosso padrinho de casamento. Sempre pronto a ajudar o próximo, era muito religioso e era quem organizava a Novena do Natal em Família do nosso quarteirão. Todos os anos, no dia do meu aniversário, ele me ligava e nunca esquecia do meu dia. Agradeço ao Prof. Piedade a sua amizade de tantos e tantos anos e tudo o que o Sr. fez por mim e por nossa família”. João Villela e família, ex-vereador por Bebedouro.

“Ele foi uma pessoa maravilhosa, uma pessoa que trabalhou como diretor de escola, depois delegado e já aposentado se elegeu vereador juntamente comigo e era uma pessoa boníssima, sempre pronto a ajudar quem dele precisasse. Cumpriu com seu papel aqui na Terra divinamente. Que Deus console a sua família”. Irene Marangoni Mignolo, ex-presidente e ex-vereadora por Bebedouro.

“Lamento a morte do ex-vereador Francisco de Paula Piedade. Bebedouro perde uma referência na Educação. Como professor sei da importância para o município quando pessoas comprometidas com a Educação passam pelo Legislativo. Bebedouro teve a honra de contar com o prof. Piedade na Câmara Municipal. Externo meus sentimentos aos seus familiares e amigos”. Jorge Cardoso, professor e presidente da Câmara Municipal.

Com informações da página Bebedouro em Foco