05 de abril de 2021

Eliana Braga Fróes Merchan Ferraz

Devido ao trabalho do pai que construía obras em diversas cidades, Eliana morou em 14 cidades diferentes na infância e adolescência. Se por um lado conhecia novos lugares, por outro sofria, já que não ficava sequer um ano em cada lugar. Ora era a melhor aluna da classe, ora era a pior, sem contar as amizades que ficavam para trás. O que poderia ser um fardo, tornou-se uma bênção ao atender um chamado divino e evangelizar além dos limites da sua cidade natal, Jaú.

Já casada com João Merchan e mãe de três filhos e com uma longa experiência de evangelismo resolveu atender a um chamado de fé e veio a Bebedouro em 2005 a fim de trabalhar em uma comunidade católica. Foi na Cidade Coração que ela aprendeu a viver na providência de Deus, já que o seu trabalho era voluntário e recebia apenas uma ajuda de custo para as necessidades básicas. E assim viveu por dez anos. O pão de cada dia, contudo, nunca faltou e ainda conseguiu, por meio do financiamento estudantil, estudar os três filhos. Seguindo a palavra de Deus não quis juntar nem construir riquezas materiais, mas sim guardar o tesouro que está no céu.

Um episódio marcante foi o infarto do seu pai e as complicações de saúde do seu sogro que a refizeram pensar a sua saída de Jaú com um sentimento de ter abandonado a família. Após muita oração, um amigo lhe disse que quando alguém sai para pregar o evangelho, o próprio Jesus fica no lugar e cuida dos seus. Ela pôde testemunhar essa verdade, pois tanto o pai e o sogro que não eram católicos praticantes, passaram a receber os sacramentos em casa, comungando assim toda semana.

Posteriormente, trabalhou como auxiliar administrativa da APEOSP e tornou-se comerciante de artigos religiosos. Já o seu esposo foi eleito conselheiro tutelar. A pedido de muitos católicos que necessitavam de uma missão para ajudar as pessoas tanto na vida espiritual como material, fundou a Missão Betsaida em 2016. E por meio dessa missão são realizadas palestras, formações, grupo de intercessão, plantão de oração, pastoral da escuta, encaminhamento para atendimento psicológico, campanhas de Natal, distribuição de cestas básicas, roupas e marmitas.

Recebeu do então prefeito Fernando Galvão o convite para lançar o seu nome à vereança, mas não conseguia ver a relação entre fé e política até que ela percebeu que para promover a justiça e beneficiar o povo com políticas públicas precisava fazer a diferença na política e o medo que tinha, foi dissipado. Não esperava ser eleita em sua primeira tentativa, além de estar desacreditada, visto que possuía parcos recursos, pouco tempo de campanha e em plena pandemia, mas como ela reconhece: o milagre aconteceu e Eliana se tornou a nona mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo e redefiniu o seu propósito em Bebedouro: anunciar o evangelho com a vida e promover o bem dos munícipes por meio de políticas públicas.

Ver menos