24 de março de 2021

Irene Maria Marangoni Mignolo

Vereadora por três mandatos, Irene Marangoni fez história em Bebedouro ao ser a primeira e única mulher a assumir a presidência do Legislativo em uma eleição acirradíssima: 9 x 8.  Desde a sua presidência no biênio 1995/96, a Câmara segue um hiato difícil de ser quebrado e embora Bebedouro tenha elegido outras mulheres, nenhuma delas alcançou a presidência.

O pioneirismo na política, contudo, não acabou aí. Foi também a primeira e única mulher candidata a disputar uma cadeira ao Executivo. E como a política não está restrita somente ao Executivo e Legislativo, recentemente ela quebrou uma outra marca: Irene é primeira mulher a assumir a presidência da ACIAB que desde fundação, em 1934, nunca teve uma mulher no posto máximo. Foi também delegada do CRC de 2008 a 2020.

Aos nove anos, Irene deixava o sítio de Monte Alto e vinha com a família a Bebedouro para morar na cidade por decisão do pai que era comerciante no ramo de verduras e via na cidade uma melhor oportunidade de trabalho. Aos doze começou a trabalhar e nunca mais parou. Durante o dia trabalhava e à noite estudava. Trabalhou na Ctirobrasil, em escritório, em banco até inaugurar o seu próprio escritório de contabilidade em 1968. São 53 anos de atividades ininterruptas na contabilidade.

Dos três mandatos que esteve no Legislativo, ela foi a única mulher em dois deles. Reconhece que enfrentou um pouco de dificuldades por parte de alguns vereadores, mas tirou de letra, já que sempre soube conversar e manter a amizade e o respeito por todos os edis.

Com uma trajetória de liderança, Irene ainda se vê muito tímida perante a política. Ela brinca que as pessoas gostam de quando discursa porque fala pouco. Mesmo não estando em um cargo eletivo público, Irene não deixa de acompanhar os debates do Legislativo, nem a política nacional. É uma ouvinte assídua de A Voz do Brasil. Apesar da trajetória pública, ela se vê como uma pessoa normal, conhecedora de suas obrigações e deveres e que gosta de fazer o bem a todas as pessoas. É casada com Antonio Mignolo, é mãe de três filhos e avó de cinco netos.