Natural de Jaci, a educadora Alzira Ribeiro Manzi receberá o título de cidadã bebedourense em sessão solene, no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido, nesta quarta-feira (12), a partir das 20 horas.
A inciativa partiu do vereador Rogério Mazzonetto (PDT) e foi aprovada por unanimidade. Professora de matemática, com direito de lecionar do Ensino Fundamental ao Médio, custeando seus estudos no trabalho como costureira, Alzira Manzi trabalhou em escolas particulares da cidade, como Espaço Livre e no antigo Colégio Soares de Oliveira. Paralelamente trabalhou também como costureira e vendedora “Natura” e “ Contém 1g”.
Em 1980 prestou concurso público para professora e devido aos seus esforços se efetivou trabalhando em várias escolas da redondeza, até que chegou novamente ao Paraíso Cavalcanti, onde se aposentou como funcionária pública. Nos últimos anos de sua carreira pública, entre 1997 e 2003, exerceu a função de vice-diretora da mesma escola.
Com toda essa experiência na área escolar, uniu-se ao um grupo de professores e abriu uma escola, o antigo “Instituto Americano”. Com o passar dos anos, esse grupo reduziu-se a apenas dois sócios, um dos quais a própria Alzira, passando a chamar colégio IA exercendo função de diretora. Hoje, aos 70 anos, continua como diretora e mantenedora do agora Colégio Objetivo Bebedouro, juntamente com a sócia e amiga Gisele Dias de Moraes.
Trabalhou como voluntária no GLAV (Grupo de Luta e Amor à Vida) por 8 anos, em auxílio aos portadores de HIV. Atualmente trabalha como voluntária no CAECC (Centro Assistencial Espirita do Calvário ao Céu) e no CECC (Centro Espirita do Calvário ao Céu), juntamente com o grupo de visita a doentes.