13 de novembro de 2019

Mariangela luta pela Carteira de Identificação do Autista

Em indicação encaminhada ao prefeito, a vereadora Mariangela Mussolini (MDB) enviou um anteprojeto de lei que cria a Carteira de identificação do Autista (CIA). A proposta veio após um encontro com mães de crianças autistas que relataram a dificuldade que possuem ao comprovar o autismo em locais em que o deficiente tem preferência.

A pessoa com Transtorno de Espectro Autista é legalmente considerada como pessoa com deficiência e possui direito à assistência social.  A comprovação do autismo em alguns casos não é visível para quem não possui o contato direto, sendo necessário muitas vezes o laudo para comprovar. Entretanto, em um fila de supermercado por exemplo, nem sempre as mães carregam o laudo dos filhos e as pessoas duvidam do autista por não ter uma deficiência visível. Com a carteira, evitaria constrangimento e demora no atendimento e o desgaste psicológico.

Mariangela explica que a carteira de identificação será uma forma prática de comprovar o autismo e garantir os direitos que já são regulamentos por lei. Por gerar custo ao município, ainda que irrisório, o projeto só pode ser feito pelo Executivo. Por isso, ela espera que o prefeito Fernando Galvão (DEM) tenha sensibilidade e encaminhe o projeto para Câmara.