26 de setembro de 2019

Bola explica inquérito que investiga demora no encaminhamento de pacientes

O vereador Paulo Bola (MDB), autor da denúncia feita no Ministério Público que investiga a demora do encaminhamento dos pacientes atendidos na UPA 24h de Bebedouro para internação em serviços hospitalares de retaguarda, usou a tribuna para esclarecer alguns fatos relacionados ao fechamento da semi UTI e à demora no atendimento.

Com o fechamento da semi UTI, houve demora no encaminhamento dos pacientes para outros hospitais, uma vez que isso é feito pelo Portal CROSS (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde). De acordo com as atas, pacientes vieram a óbito, sem que fossem transferidos para outras unidades hospitalares. Conforme consta no inquérito, dos 332 pacientes inseridos no CROSS, 17 morreram, e desses, 4 aguardaram vaga por mais de 24horas.

Em ofício respondido ao promotor, a diretora técnica da DRS Barretos explica que o Hospital Municipal deveria ter porta de entrada com equipe técnica para receber acidentados graves, infartados, gestantes, mas que de forma equivocada esses pacientes são entrada na UPA 24h, ocasionando assim a superlotação da sala vermelha da UPA.  A diretora respondeu ainda, que as adequações são de responsabilidade da gestão municipal e não da estadual.

Bola explicou que o inquérito continua em andamento e muitas denúncias estão em fase de apuração. Ele disse que trará novas informações no decorrer das sessões e que o tratamento médico adequado é garantido pela Constituição Federal.