16 de maio de 2019

Professor Jorge destaca o 13/5 da Abolição da Escravatura

Em discurso na tribuna da Câmara nesta semana, o vereador Jorge Cardoso (PSD), o Professor Jorge, lembrou o 13 de maio, dia em que no ano de 1888 foi promulgada a lei que aboliu a escravatura no Brasil.

De acordo com Professor Jorge, a lei pôs fim a mais de 300 anos do regime escravocrata e por este motivo foi classificada por ele como uma das mais emblemáticas do País.

Como professor de história, Jorge afirmou que não poderia deixar a data passar em branco, entretanto mencionou dado que classifica a data de 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, como a que deve sim ser comemorada. Assim pensam muitas lideranças do movimento negro brasileiro, criando um debate em torno das duas datas.

Para a comunidade negra, o 20 de novembro representa algo muito distante do que o 13 de maio, que não teria corrigido os erros do passado, entretanto, na avaliação de Professor Jorge, independente da polêmica criada em torno das datas, o importante é que elas sirvam de reflexão.

“A história é para ser lembrada e estudada não como ponto de ideologia, mas de reflexão para que possamos evitar os erros do passado e pensar nos nossos problemas do presente”, concluiu.