05 de fevereiro de 2019

Vereador Nasser e ex-alunos do Educandário inauguram busto de Frei Eduardo

Em cumprimento à Lei Municipal 5.241, de 21 de novembro de 2017, de iniciativa do vereador Nasser José Delgado Abdallah (Rede Sustentabilidade), ex-alunos e funcionários do Educandário Santo Antonio inauguraram – neste domingo (3) – o busto em homenagem ao sacerdote franciscano Frei Eduardo Chagas Nithack, que por mais de duas décadas esteve à frente da instituição.

O evento foi marcado pela emoção em discursos que relembraram o período de 1974 a 1995 em que Frei Eduardo presidiu o Educandário, sempre valorizando a educação, o esporte, a cultura e a disciplina.

Toda a obra foi custeada com recursos levantados pelos próprios ex-alunos e ex-funcionários do Educandário junto à comunidade com o apoio do vereador Nasser.

Coube a Frei Nivaldo Pasqualin, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, a acolhida dos participantes, e seguiu com apresentações da fanfarra do Educandário, discursos de ex-alunos, familiares e autoridades, e por fim com a inauguração do busto de Frei Eduardo na rotatória batizada pela Lei 5.241 com o seu nome, na confluência das Avenidas Donina Valladão Furquim e Sérgio Sessa Stamato, na avenida do lago.

Em seu pronunciamento, o ex-aluno Américo Donizete Batista, que se tornou maestro após estudar na Unicamp, lamentou muito a perda de Frei Eduardo em abril de 2017 aos 80 anos, porém disse que os seus ensinamentos jamais sairão da memória.

Outro ex-aluno a fazer uso da palavra, o jornalista Nilton Santos – bastante emocionado – destacou que o mérito de Frei Eduardo e do próprio Educandário não está apenas nos profissionais que lança todos os anos no mercado de trabalho, mas nos cidadãos responsáveis que se tornarão úteis para a sociedade, assumindo suas famílias e cumprindo seus deveres como pessoas de bem.

Reconhecimento

Para a irmã Dulce Ana Chagas Nithack  e Frei Fernando Aparecido dos Santos, ministro custodial, Frei Eduardo foi um exemplo de franciscano, praticando a caridade aos necessitados e distribuindo ensinamentos por onda passava.

Na opinião da atual presidente do Educandário, Márcia Heloisa Iquegami, a homenagem representa um gesto de gratidão e reconhecimento a Frei Eduardo, o qual tem como inspiração para continuar se dedicando às causas das crianças e adolescentes carentes de Bebedouro, em especial do Educandário.

Com a sensação do dever cumprido, vereador Nasser aproveitou para pedir as autoridades - que diante do trabalho tão bonito desenvolvido pelo Educandário - olhem sempre com carinho para instituições como ela, que carecem de recursos para prosseguir com seus projetos.

O presidente da Câmara, Carlos Renato Serotine (SD), o Tota, aproveitou para cumprimentar a diretoria do Educandário ao ver a história iniciada por Frei Eduardo tendo sequencia com os diretores que o sucederam nestes 60 anos de história.

Ao finalizar, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Paulo Sérgio Garcia Sanches, destacou a importância de Frei Eduardo para o Educandário e também para sua formação religiosa e de sua família.