21 de agosto de 2018

Escritor será agraciado com o título de Cidadão Ilustre

O escritor e blogueiro Augusto Aparecido Hernandes Aguiar receberá o título de Cidadão Ilustre pela Câmara Municipal de Bebedouro. A iniciativa partiu do vereador Nasser (Rede) e teve respaldo dos demais vereadores.

Segue a biografia do homenageado:

Augusto Aparecido Hernandes Aguiar, 64 anos, nasceu em 28/08/1953 na cidade de Bebedouro, filho de Apparecido Bastos de Aguiar e Clara Hernandes. É casado com Marinuci Aparecida Aguiar, com quem teve três filhos: Antonio Fernando Aguiar, Antonio Augusto Aguiar e Priscila Maria Aguiar de Oliveira.

Com ensino médio conseguiu ser aprovado através de concurso público para menores de idade e ingressou na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em 11/09/1969, aos dezesseis anos de idade, no cargo de Entregador de Telegramas. Em 1972, participou do Curso de Executante Postal, ministrado no Centro de Treinamento de Bauru. O referido curso foi patrocinado pelo Projeto das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Entre os trezentos participantes, obteve o primeiro lugar.

Em 1973, passa a acumular as funções de Encarregado do Tráfego Postal, Encarregado do Controle de Qualidade e Subgerente na Agência Postal e Telegráfica de Bebedouro. Em julho de 1975, aos vinte e dois anos de idade, assume a Gerência da Agência Postal e Telegráfica de Batatais. Em 1976, pelo mesmo Projeto das Nações Unidas para o Desenvolvimento, frequentou o Curso de Supervisor Postal. Obteve o primeiro lugar entre duzentos e cinquenta participantes.

Em 1978, assume a Gerência da Agência Postal e Telegráfica de Bebedouro.

Em 1983, é transferido para a Agência Postal e Telegráfica de São Joaquim da Barra, onde exerceu a função de Gerente. Em outubro de 1984, assume a gerência da Agência Postal de Ituverava. Em julho de 1988, assume a gerência da Agência Postal e Telegráfica de Barretos, cujo capital humano era de 54 colaboradores. Em dezembro de 1991, assume a gerência da Agência Postal e Telegráfica de Bebedouro, sua terra natal.

Durante o exercício do cargo de gestor, foi, por diversas vezes, designado, em caráter excepcional, para o exercício da função de Auditor. Aposenta-se em maio de 2002, logo após passar por um câncer, de alto risco, no crânio.

Em 2003, foi orador por ocasião da comemoração do centenário da Loja Maçônica Justiça e Amor. Estudioso de Física (em todos seus ramos), pesquisou toda a obra de Albert Einstein, com ênfase na Teoria da Relatividade, e também a obra filosófica desse cientista.

Após a aposentadoria, torna-se escritor independente. Escreve poemas, crônicas, contos, ensaios, biografias etc. Em 2013, lançou o livro “Mosaico Literário: Poesias e Crônicas”. Toda sua produção literária é distribuída gratuitamente.

Em julho de 2017, participou da Feira do Livro de Ribeirão Preto, uma das mais importantes do Brasil. Nessa ocasião, publicou as crônicas “Praça Valencio de Barros: a história por trás da ficção” “1961: a inauguração da Fonte Luminosa”. Esses textos fizeram parte do livro “Antologia Ponto & Vírgula”, lançado na referida feira. É colunista do jornal “Folha da Cidade”, onde publica a coluna “Quem se atreve, escreve...”. Atualmente, por motivo de doença, está afastado dessa função.

Blogueiro, seu Blog www.m-cultural.blogspot.com.br conta, até a data de 14/07/2018, com aproximadamente 95 mil visitantes. Nele, há editorias de poemas, crônicas, contos, literatura, entrevistas com escritores de Bebedouro.

Augusto ministra palestras sobre literatura.