08 de junho de 2018

Câmara condecora hoje, às 20h, dr. Toller com a Medalha Cel. Raul Furquim

Em cumprimento a projeto de decreto legislativo de autoria dos vereadores Fernando José Piffer e Silvinho do Pão de Queijo, que integram a bancada do PSDB na Câmara de Bebedouro, o médico-pediatra José Augusto Toller será condecorado com a Medalha Coronel Raul Furquim em sessão solene hoje (8), às 20h, no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido.

Servidor municipal, Toller aposentou-se recentemente da ESF Pedro Marinho Mello Júnior. Iniciou seus estudos na Escola Abílio Manoel, depois cursou ginasial e científico na Escola Paraíso Cavalcanti e fez faculdade de Medicina e sua residência em pediatria na Faculdade Estadual de São José do Rio Preto/SP onde formou-se em 1975.

A carreira como pediatra começou em Bebedouro, mais precisamente na então Santa Casa de Misericórdia, pois naquela época quase não existia pediatra, somente Dr. João Gallão, que atendia a toda a região.

Nesses tempos não havia SUS ou plano de saúde e o INPS era bastante rudimentar. A Santa Casa era um hospital que atendia quase que, exclusivamente por benemerência.

Com o passar do tempo, Dr. José Augusto Toller passou a atender nas cidades de Monte Azul Paulista, Viradouro, Terra Roxa e Taquaral, quando, em 2000, trabalhando em Viradouro, foi convidado pelo então diretor de saúde da cidade para trabalhar na Estratégia de Saúde da Família - ESF.

Com a dedicação integral que Dr. Toller imprimiu na sua vida profissional, acabou por deixar o atendimento de seu escritório particular e plantões em hospitais, se dedicando exclusivamente a ESF.

Toda essa dedicação como médico, acabou ocasionando sérios problemas que culminaram em uma angioplastia e a implantação de um stent. Em 2007, Dr. Toller começou a atender como médico de família em Bebedouro, onde aposentou-se.