24 de maio de 2018

Professor Jorge cobra programa de conscientização no trânsito

Em ocasião do Maio Amarelo (mês dedicado às discussões em torno de um trânsito mais seguro), o vereador Jorge Cardoso (PSD) utilizou a tribuna da Câmara, nesta semana, para chamar a atenção da Secretaria Municipal de Educação quanto à importância de se implantar um programa efetivo de conscientização de crianças e adolescentes para o trânsito.

Ele qualificou como assustador o fato de Bebedouro, onde praticamente há mais carros do que pessoas, não se ter ainda um projeto para o trânsito. “A educação é um ponto primordial para se começar esta construção com os pequenos”.

Para Professor Jorge, os futuros motoristas precisam aprender a encarar, desde cedo, o trânsito com mais responsabilidade, pois além dos veículos não serem seguros, ainda pesa o fato dos motoristas serem imprudentes. “Os nossos carros”, disse o vereador, “são verdadeiras armas, que sequer possuem itens de segurança.”

Como exemplo, o vereador citou o fato dos airbags e freios ABS terem sido sancionados em lei no Brasil apenas em 2014, quando – na Europa – estes itens de segurança já são realidade desde 1994.

Ainda de acordo com Professor Jorge, o controle de estabilidade de tração ainda não chegou aos veículos populares e beneficiam apenas uma pequena parcela da população que pode ter acesso a veículos considerados de luxo.

Ao finalizar, o vereador mencionou ações que reduziram em até 85% as ocorrências no trânsito, na Espanha. “O estudo, a pesquisa e a seriedade no trabalho fizeram a diferença por lá”, afirmou o vereador, que também defendeu leis mais rígidas proibindo a comercialização de veículos sem os devidos itens de segurança no Brasil e punições severas a quem dirige de forma irresponsável.