Notícias

22 de maio de 2018

Câmara aprova título de cidadania benemérita à professora Lucia Michelon


Visualize fotos

A professora Lucia Michelon foi surpreendida na última sessão legislativa. Ela que ocupou a tribuna da Câmara para falar sobre o Maio Amarelo e cobrar soluções efetivas do poder público para melhorar o trânsito em Bebedouro viu surpresa a aprovação do projeto outorgando-lhe o título de cidadã benemérita.

A proposta foi de iniciativa dos vereadores Jorge Cardoso (PSD), Chanel (SD) e Fernando Piffer (PSDB). Durante a votação, o projeto foi aprovado por unanimidade e os vereadores teceram elogios ao trabalho da educadora.

Confira o histórico da homenageada:

Lúcia Helena Cassiano Michelon é empresária do ramo educacional na cidade de Bebedouro, sua cidade natal. Nasceu em 09/07/1977, sendo filha primogênita de Firmino Cassiano e Maria de Lurdes Mazzuco Cassiano, tendo como irmãos Maria Elisa, Rosa e Lúcio Mauro.

Iniciou sua trajetória estudantil no Lions Clube, onde passou pela Educação Infantil. Posteriormente, dirigiu-se à escola José Francisco Paschoal, onde permaneceu até a conclusão da 8ª série, e, em seguida, à escola Abílio Manoel, onde concluiu o Ensino Colegial completo.

Em 1985, concluiu a graduação no curso de Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Bebedouro. Posteriormente, se especializou em Matemática pela Faculdade de Educação São Luiz (2003), em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2010) e em Gestão Educacional pela Faculdade Positivo (2015).

Entre os anos de 1989 e 2016, exerceu o magistério profissional na rede pública de ensino, ocupando o cargo de PROFESSOR EFETIVO (PIII) – MATEMÁTICA.

Casou-se com Sandro Roberto Michelon, com quem teve 04 (quatro) filhos: Felipe Cassiano Michelon, Eduardo Cassiano Michelon, Júlia Cassiano Michelon e Beatriz Cassiano Michelon.

No ano de 1993, com seu então esposo, fundou o Colégio Convívio, em sociedade com Mário Luiz Ribeiro e Cristiane dos Santos Ribeiro, iniciando suas atividades em 1994, cuja missão se traduz no desenvolvimento integral de nossos alunos, através de práticas educativas que contribuam com a formação de cidadãos responsáveis, críticos, éticos e solidários, refletindo no desenvolvimento de nossa sociedade, contando atualmente com uma equipe de 59 funcionários, divididos entre os segmentos diretivo, administrativo e corpo docente.

Naquela ocasião, a escola iniciou o ano letivo com 9 (nove) alunos matriculados, terminando ano com 69 (sessenta e nove) alunos. Atualmente, a escola conta com 480 alunos cursando o ano letivo de 2018.

Ao longo dos anos, Lúcia Helena muito contribuiu com a cidade de Bebedouro com a nossa população, formando cidadãos e verdadeiros seres humanos críticos, éticos e solidários, capazes de conhecer e reivindicar seus direitos, respeitando os direitos individuais e coletivos.

Além disso, Lúcia Helena sempre esteve engajada em diversos projetos sociais que fizeram a diferença em nossa cidade, especialmente ao lado de Sandro, na companhia de quem muito fez em termos de ações sociais em nossa cidade, envolvendo inclusive componentes da população carcerária, que produziam tapetes os quais eram posteriormente vendidos no comércio, cujo produto da respectiva venda era revertido em prol dos detentos, além de propiciar aos mesmos a remissão da pena e a possibilidade de aprendizado de uma nova profissão. Sua capacidade de liderança e de agregar pessoas estimulou o constante engajamento de alunos, pais, funcionários do Convívio e de tantos outros munícipes em projetos por ela mesma desenvolvidos e em tantos outros por ela apoiados durante sua trajetória de vida.

Atualmente, Lúcia Helena, através do Colégio Convívio, desenvolve os seguintes projetos sociais:

  1. “Lacres que Unem”: consistente na arrecadação de lacres de latas de bebidas que são trocados por cadeiras de rodas que são posteriormente doadas à Fundação Abílio Alves Marques. Desde o ano de 2016 a 2018 já foram doadas 07 (sete) cadeiras;
  1. “Tampas que Transformam”: consiste na arrecadação de tampinhas de garrafas plásticas, que são trocadas por litros de leite que posteriormente são doados à Casa de Santa Clara;
  1. “Amigos do Planeta”: projeto mediante o qual os alunos trazem garrafas pet e latinhas que são encaminhadas à indústria de bebidas POTY, cuja renda obtida é revertida em favor do Educandário Santo Antônio;
  1. “Páscoa Solidária”: consiste na arrecadação de bolachas que são distribuídas entre as entidades que cuidam de idosos no município de Bebedouro;
  1. “Caminhada pela Vida”: realizada no intuito de apoiar o Movimento Maio Amarelo, cuja proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.



Publicado em: