04 de abril de 2018

Mariangela discute autismo na Câmara Municipal

No dia mundial de Conscientização do Autismo (2), a vereadora Mariangela Mussolini (MDB) trouxe o assunto para o plenário legislativo e fez uma reflexão da importância de conscientizar as pessoas sobre o tema. Ela, que avó de uma criança autista, discutiu alguns pontos que ainda não são claros para população e profissionais de saúde.

A vereadora, citando a jornalista Andrea Werner, disse que no Brasil ainda há escolas que estão despreparadas para receber um aluno autista e boa parte dos pediatras não estão aptos para diagnosticar autismo, além de o sistema público de saúde não fornecer as intervenções necessárias.

Mussolini ainda explicou alguns preconceitos e estereótipos que cercam o autismo, como os que acreditam que autismo é xingamento ou que todo autista é gênio. Outra informação erroneamente repassada é que toda mãe de autista é santa, escolhida, imaculada e que por conta disso deve aguentar tudo sem reclamar e com um sorriso no rosto. Por fim, ela disse que a informação é a melhor aliada do autismo.