09 de fevereiro de 2018

Projeto de uso e reúso de água da chuva será votado nessa quarta-feira

Por conta do carnaval, a 2ª sessão ordinária ocorre na quarta-feira de cinzas (14) às 20h e consta na pauta o retorno do projeto que cria o sistema de captação de uso e reúso das águas pluviais. Caso seja aprovado, toda construção a partir de 150m² deverá conter a captação.

De iniciativa do vereador Nasser (Rede), já é o terceiro ano que o projeto tenta ser aprovado. Quando foi apresentado pela primeira vez ainda no ano de 2014, a propositura não conseguiu votos suficientes. Em 2017, o vereador reapresentou o projeto e realizou uma audiência pública para discutir a proposta. Durante a reunião, a iniciativa recebeu sugestões de professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo do IMESB, além de ser referendado pela Sociedade dos Engenheiros e munícipes presentes.

Quando foi à votação pela segunda vez no fim do ano anterior, o vereador Jorge Cardoso (PSD) fez um pedido de vistas para melhor analisar o conteúdo e o projeto retorna nessa quarta-feira, pela terceira vez para ser discutido e votado pelos vereadores. Nasser defende a aprovação do projeto, já que Bebedouro tem passado por períodos de estiagem e em alguns meses do ano tem faltado água nas casas dos moradores. Além de contribuírem com o projeto, tanto a Sociedade dos Engenheiros como as docentes do IMESB enviaram ofício à casa legislativa manifestando favoravelmente à aprovação da proposta.

Há ainda um requerimento do vereador Paulo Bola (MDB) solicitando uma audiência pública para o fim de março para discutir o futuro do SAAEB, visto que a autarquia tem passado por estudos e existe a possibilidade de concessão ou parceria público-privada. Para a reunião, o vereador solicitou a presença de todos os ex-prefeitos e ex-diretores da autarquia.

A sessão será transmitida em tempo real tanto pela Rádio Iguatemi (94,7 MHz) como pelo portal legislativo: www.camarabeebdouro.sp.gov.br