13 de dezembro de 2017

Dr. Toller receberá a Medalha Coronel Raul Furquim

O médico pediatra José Augusto Toller será condecorado com a Medalha Coronel Raul Furquim. Servidor municipal, Toller aposentou-se recentemente da ESF Pedro Marinho Mello Júnior no Residencial Bebedouro.  A iniciativa partiu dos vereadores Fernando Piffer (PSDB) e Silvio Delfino (PSDB) e foi aprovada na última sessão. Na tribuna, Piffer defendeu a homenagem já que Toller possui 42 anos de profissão a serviço das pessoas.

Confira a seguir o histórico do homenageado:

Dr. José Augusto Toller é filho de João Toller e Hebe Toller, natural de Bebedouro, casado com a Sra. Lúcia Balardin Toller, com quem teve quatro filhos, Lívia, Vânia, Renê e Paola, os genros Gustavo e Sérgio, nora Renata e os netos Eduardo, Melissa e Laura. Iniciou seus estudos na Escola Abílio Manoel, depois cursou ginasial e científico na Escola Paraíso Cavalcanti e fez faculdade de Medicina e sua residência em pediatria na Faculdade Estadual de São José do Rio Preto/SP onde formou-se em 1975.

Iniciou sua carreira como pediatra na cidade de Bebedouro, mais precisamente na Santa Casa de Misericórdia, pois naquela época quase não existia pediatra, somente Dr. João Gallão, que atendia a toda a região.

Nesses tempos não havia SUS ou plano de saúde e o INPS era bastante rudimentar. A Santa Casa era um hospital que atendia quase que, exclusivamente por benemerência.

Com o passar do tempo, Dr. José Augusto Toller passou a atender nas cidades de Monte Azul Paulista, Viradouro, Terra Roxa e Taquaral. Quando em 2000 trabalhando em Viradouro, como pediatra, foi convidado pelo então, diretor de saúde da cidade, para trabalhar na Estratégia de Saúde da Família-ESF.

Assustado com o convite, pois como ele mesmo disse, “ conhecia doenças de crianças e não de gente grande”, Dr. Toller foi então participar de um curso de especialização para realizar os atendimentos da ESF.

Começou a trabalhar nas ESFs  em Viradouro.

Com a dedicação integral que Dr. Toller imprimiu na sua vida profissional acabou por deixar o atendimento de seu escritório particular e plantões em hospitais, se dedicando exclusivamente a ESF.

Toda essa dedicação como médico, acabou ocasionando sérios problemas que culminaram em uma angioplastia e a implantação de um stent.

Em 2007, Dr. Toller, começou a atender como médico de família em Bebedouro, onde aposentou-se na última semana, na ESF Pedro Marinho Mello Júnior no Residencial Bebedouro.

Centenário, Dr. Toller, talvez seja, um dos últimos de uma geração de médicos que primavam por uma anamnese bem realizada, especialmente, ouvindo os pacientes, realizando exames clínicos detalhados, para depois poder dar seu diagnóstico.

Os exames laboratoriais e de imagens somente eram requisitados quando, realmente, necessários para elucidar um diagnóstico mais complexo.

Em virtude de 42 anos dedicados integralmente a medicina, Dr. José Augusto Toller é mais que merecedor em receber a Medalha Raul Furquim.