06 de dezembro de 2017

Diretor da Cultura será agraciado com o título de Maestro Emérito

A Câmara aprovou o título de Maestro Emérito ao músico Glauco Carvalho Corrêa, que atualmente exerce o cargo de Diretor de Cultura e atua como regente do Coral Maestro Pedro Pelegrino, da Schola Cantorum, do Coral Ritornello, do Coral de Médicos da Unimed e da Orquestra de Bebedouro.

A iniciativa foi de autoria conjunta dos vereadores Sebastiana Tavares (DEM), Rogério Mazzoneto (PDT), Jorge Cardoso (PSD) e Juliano Cesar (PSD), e subscrita por todos os demais vereadores. Segue o histórico do homenageado: Glauco Carvalho Corrêa, nascido em 09 de julho de 1982, filho do Sr. Divino Pinto Corrêa e da Sra. Berenice Carvalho Corrêa, é natural de Bebedouro, casado com a Sra. Érika Santos Corrêa e pai de Helena Santos Corrêa. Glauco graduou-se pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Minas Gerais, com bacharelado em Música (Habilitação em canto).

Foi aluno de regência de Carlos Alberto Stort (In Memoriam) este seu grande incentivador na área, Glauco participou também de máster classes de regência com os professores Flávio Santos, Ângelo Dias e Marcos Julio Sergl. Como aluno da Universidade foi regente assistente do Coral da UFU-DEMAC (Departamento de Música e Artes Cênicas), realizando entre outros trabalhos, a cantata de natal do compositor brasileiro, Ricardo Tacuchian. Como cantor teve como professores da Universidade, Flávio Carvalho e Poliana Alves entre outros, participou de aulas com os renomados professores: Edmar Ferreti (MG), Ricardo Tutman (RJ), Neide Thomas (PR), Rio Novelo (Itália) e Eladio Perez Gonzáles (Uruguai).

Dos trabalhos relacionados ao canto, destaca-se o de cantor de Câmara, principalmente na divulgação de peças eruditas de compositores brasileiros e o papel principal na 1ª audição mundial da Ópera “Menino Maluquinho” do compositor mineiro Calimério Soares e também participações nas Óperas La Traviata, Gianni Schini, O Guarani e do Musical “O Fantasma da Ópera”.

Dentre seus trabalhos destaca-se também a parceria realizada com o maestro Sergio Alberto de Oliveira na apresentação dos Corais Municipal “Maestro Pedro Pellegrino” e Coopercitrus-Credicitrus em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em vários concertos, tendo trabalhado na preparação vocal dos corais participantes da ópera “Café” de Mário e Andrade em 2007.

Foi regente assistente e preparador vocal do Coral Coopercitrus-Credicitrus de 2003 a 2011. No ano de 2004 o maestro Glauco Carvalho Corrêa recebeu o prêmio “Destaque Cultural” da Associação Pró Arte de Bebedouro. É autor da música do hino da cidade de Pitangueiras-SP, sendo este feito realizado em concurso no ano de 2007.

Atualmente é regente titular do Coral Municipal Maestro Pedro Pellegrino da cidade de Bebedouro, regente da Schola Cantorum, grupo dedicado aos cantos litúrgicos de compositores do Vaticano e outros expoentes da música sacra mundial, regente do Coral Ritornello, do Coral dos Médicos da Unimed Bebedouro e da Orquestra de Bebedouro que foi fundada este ano em nosso município. Além do Coral Municipal, seu trabalho atualmente está voltado para o Departamento Municipal de Cultura e cerimoniais oficiais do município.

O Maestro Glauco Carvalho Corrêa é conhecido pelas belíssimas apresentações que realiza não só em nosso município como em toda a nossa região, tanto particularmente como regente de coral. Sua atuação é rica e abrilhanta os eventos pois Glauco se esmera com muita dedicação e profissionalismo, levando seus coralistas a uma perfeita harmonia encantando o público a que os assiste.