Notícias

24 de novembro de 2017

Econômico e sustentável, sistema de captação de água é apresentado na Câmara


Visualize fotos

Na última quinta-feira (23), foi realizada na Câmara Municipal uma audiência pública para discutir o projeto de lei complementar 13/2017 que cria o sistema de captação para uso e reuso de águas pluviais de autoria do vereador Nasser (Rede).

O presidente da Associação de Engenheiros de Bebedouro Fernando Trizolio Júnior e o diretor de Planejamento e Obras da Prefeitura Wagner Silveira elogiaram a proposta e sinalizaram apoio ao projeto. Trizolio disse que esse projeto é um caminho sem volta e colocou a associação à disposição para auxiliar.

Além dos interessados, o público foi formado por professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo do IMESB, alunos da instituição e engenheiros. Durante a audiência, as professoras aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas e apontar sugestões de melhoria ao projeto.

Nasser – que é engenheiro – apresentou uma planilha com os investimentos necessários para construir um sistema de captação de água pluvial. No exemplo citado, uma casa com custo de R$ 300 mil teria um sistema de captação em torno de R$ 3 mil, ou seja, aproximadamente 1% do valor da obra. O engenheiro Leonilson Liandro da Silva disse que o valor investido no sistema de captação é recuperado em até 4 anos.

O vereador Nasser considerou altamente produtiva audiência, uma vez que a opinião de especialistas da área foi fundamental para aprimorar a proposta que será levada para votação. “O apoio de professores, especialistas e público presente mostra que o projeto vem ao encontro das necessidades de nossa cidade. É um projeto econômico e amplamente sustentável”.

Além do autor da proposta, estiveram presentes os vereadores Paulo Bola (PMDB) e o presidente da casa legislativa José Baptista de Carvalho Neto.



Publicado em: