09 de novembro de 2017

Nasser volta a sugerir válvulas bloqueadoras de ar no fornecimento de água

Em indicação que está sendo encaminhada nesta semana à direção do Saaeb, o vereador Nasser José Delgado Abdallah (Rede Sustentabilidade), o Engenheiro Nasser, voltou a propor que a autarquia adquira e instale válvulas bloqueadoras de ar nos cavaletes junto aos hidrômetros.

A medida foi tema de indicação pelo próprio vereador há três anos, mas até agora não foi acatada pelo Saaeb. O assunto chegou a ser debatido judicialmente em denúncia proposta por um munícipe descontente com o valor da sua conta de água naquela época. Segundo informações, a ação ainda estaria tramitando na Justiça, mas que em decisão inicial o Saaeb teria saído derrotado.

Segundo Nasser, a válvula – se instalada – eliminaria o ar contido na rede de água durante o restabelecimento do fornecimento de água, evitando-se – desta forma – que o consumidor pague  por uma água que não usou.

“Tenho recebido muitas reclamações, inclusive com filmes que mostram o relógio registrando consumo com a passagem de ar da rede. Isto pode evoluir para eventual ação civil pública contra o Saaeb, vez que o produto está racionado e a conta, em muitos casos, pode até aumentar. O aumento do consumo enquanto as águas faltam nas torneiras é incoerente. Injustamente, ocorre cobrança pelo consumo de um produto que nem sempre foi entregue”, afirmou o vereador.